Estudantes da UFSCar podem solicitar auxílio para ter internet e computador para aulas a distância

Inscrições devem ser realizadas de forma online até 4 de setembro; veja os pré-requisitos.

Estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (SP) podem solicitar auxílio para ter internet e a computador até dia 4 de setembro de forma online.

A medida visa dar suporte aos alunos para a retomada do semestre letivo, que terá início em 31 de agosto e previsão de término para 16 de janeiro, com atividades a distância em razão da pandemia da Covid-19.

clique na imagem e saiba mais

A ação é um trabalho conjunto entre a reitoria e as pró-reitorias de Administração (ProAd), de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e de Graduação (ProGrad). A universidade tem campi em São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri.

Inscrição

Os estudantes interessados em receber os auxílios devem se inscrever por meio do endereço eletrônico, até dia 4 de setembro. Após a inscrição, será realizada uma avaliação socioeconômica de todos os inscritos, segundo os pré-requisitos, o estudante precisa ser vinculado a um curso de graduação presencial da UFSCar; Estar regularmente matriculado e com intenção de realizar as atividades acadêmicas no modo de ensino não-presencial emergencial (Enpe).

Será preciso comprovar inscrição quando o estudante for chamado para ativar seus benefícios; Apresentar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo; Autodeclarar não dispor de computador exclusivo que tenha condições para realização das atividades acadêmicas; Autodeclarar não ter acesso à internet, ou ter acesso muito restrito, que gere irregularidades ou descontinuidades, prejudicando a realização das atividades acadêmicas.

Alunos da UFSCar receberão chips de internet para poderem ter acesso às atividades — Foto: Reprodução/EPTV

Auxílios

O auxílio poderá ser concedido em duas modalidades cumulativas. A primeira equivale a R$ 1,5 mil depositados diretamente na conta bancária do estudante para aquisição de computador.

O equipamento será do aluno, não havendo a necessidade de devolução após o período de aulas remotas. Caso contemplado, após a compra o estudante deverá enviar a nota fiscal correspondente à UFSCar, conforme o Artigo 10 do edital.

Já a segunda é o fornecimento de chips com acesso a pacote de dados de internet, também sem necessidade de devolução e sem qualquer custo. O pagamento do valor de manutenção do pacote será mantido durante o período de atividades remotas.

Recursos financeiros

O auxílio à compra de computador provém do orçamento da UFSCar, realocado de outras despesas previstas. Já o benefício de acesso à internet será custeado pela universidade à estudantes com renda entre meio e 1,5 salário mínimo. Abaixo de meio salário mínimo, será o Ministério da Educação (MEC) que pagará.

De acordo com a reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, esta ação vem sendo planejada desde o início da pandemia, apesar da diminuição do orçamento da universidade. “A permanência estudantil é nossa prioridade”, comentou.

UFSCar oferece auxílio a estudantes de graduação para acesso à internet e a computador — Foto: Reprodução/EPTV