Estudo revela melhor horário para queimar calorias com exercícios

PUBLICIDADE

Cientistas descobriram que homens e mulheres reagem de formas diferentes aos estímulos proporcionados pelas atividades físicas.

Pesquisadores do Skidmore College, de Nova York, descobriram que o melhor horário para queimar calorias com atividades físicas é diferente para homens e mulheres.

Enquanto as mulheres têm mais facilidade para emagrecer e perder gordura abdominal durante os exercícios da manhã, os homens queimam mais gordura corporal à noite.

Publicado na Frontiers in Physiology, a pesquisa contou com 56 participantes. Foram selecionadas 26 mulheres e 30 homens ativos, saudáveis e com o peso considerado ideal, com idades entre 25 e 55 anos.

Durante 12 semanas, eles participaram de um programa de condicionamento físico com corrida, alongamento e treinos de resistência em diferentes horários – antes das 8h30 e entre 18h e 20h – e seguiram um plano de alimentação definido pelos pesquisadores.

PUBLICIDADE
Neste período, os participantes fizeram testes para aferir a pressão arterial, a gordura corporal, a força e a flexibilidade.

Ganho de massa muscular

Verificou-se que todos se beneficiaram das atividades físicas, independentemente do horário praticado. No entanto, à noite foi o melhor período para as mulheres que querem ganhar força muscular na parte superior do corpo.

Os treinos noturnos também contribuíram para melhorar o humor delas. Para os homens, os exercícios à noite foram melhores para o bem-estar emocional e a saúde cardíaca e metabólica.

O estudo não concluiu o que torna a resposta entre mulheres e homens tão diferente, mas os pesquisadores acreditam que ela pode estar relacionada a diferenças hormonais, ao relógio biológico e ao ciclo de sono.

PUBLICIDADE
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP