Enquanto que a moeda americana registrou o menor patamar desde 3 de agosto, Ibovespa fechou estável

O entusiasmo demonstrado pelos investidores após o resultado do primeiro turno das eleições diminuiu, mas ajudou a valorizar um pouco mais a bolsa e o real nesta terça-feira (9). O dólar bateu a menor cotação desde 3 de agosto, ao fechar em 3,7107 reais, uma queda de 1,47%. Já o Ibovespa, principal indicador da B3, bolsa de valores de São Paulo, ficou estável, encerrando o dia aos 86.087 pontos.

O mercado tenta entender quais os possíveis cenários para o segundo turno das eleições e digerir as propostas do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que ficou à frente de Fernando Haddad (PT) na primeira votação.

As especulações em torno de nomes que ocupariam os ministérios e de planos para um eventual governo dão esperanças ao mercado de que as reformas econômicas, como a tributária e a da previdência, possam ser prioridades. Além disso, a possibilidade de executivos chefiarem pastas importantes no governo também é vista com bons olhos.

“O mercado teve uma reação positiva com a votação do primeiro turno. Ele está lendo que uma vitória de Bolsonaro significa mais liberalismo econômico, o que pode trazer mais capital estrangeiro e juros menores”, afirma Robério Costa, economista-chefe da corretora de câmbio Confidence.

Esse otimismo se refletiu mais sobre o câmbio. O dólar chegou a cair para 3,70 reais durante o dia, marca vista apenas em maio deste ano. Porém, a queda arrefeceu no final da tarde. O Ibovespa, por sua vez, chegou a subir 0,6% mas também perdeu força e fechou no mesmo patamar do dia anterior.

“O mercado está esperando para agir. Essa distância entre os candidatos já está embutida nos preços dos ativos, mas é preciso avaliar quais serão os resultados da próxima pesquisa para saber quais os rumos tomar”, afirma Costa.

Nesta quarta-feira (10), o Datafolha publicará sua primeira pesquisa de intenções de voto após o primeiro turno. Um resultado que indique vitória de Bolsonaro é visto como positiva pelo mercado financeiro.

Entre os ativos que mais foram negociados nesta terça, as ações da Petrobras registraram alta de 0,98%, negociadas a 26,82 reais. Os papeis da Vale também subiram 0,98% e fecharam em 57,66 reais.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here