Evento da OAB fala sobre autismo e combate ao bullying nas escolas de Araras, SP

Com o lema “CUIDAR, porque CUIDAR é preciso”, a comissão organizou palestras com psicólogos e advogados, voltadas para alunos da rede pública.

No dia 2 de abril, a sede da 50ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Araras (SP), foi palco de um encontro especial: o primeiro Café com a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente de 2025.

O tema principal foi o “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o autismo (TEA – Transtorno do Espectro Autista). O objetivo do evento foi sensibilizar a sociedade, combater o preconceito e falar sobre a violência nas escolas, como o bullying, que pode causar sérios danos físicos e emocionais às crianças e adolescentes.

Durante o mês de abril, há uma grande mobilização em todo o Brasil para chamar atenção sobre esses assuntos. Por isso, é importante que pais e responsáveis fiquem atentos ao comportamento dos filhos e busquem sempre orientação e informação.

Com o lema “CUIDAR, porque CUIDAR é preciso”, a comissão organizou palestras com psicólogos e advogados, voltadas para alunos da rede pública. O evento contou com a participação de 50 estudantes da Escola Estadual Profa. Yolanda Salles Cabianca, com idades entre 12 e 14 anos.

O presidente da OAB Araras, Dr. Abilio Sergio Stival, destacou a importância da OAB na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Já a vice-prefeita e secretária de Assistência Social de Araras, Dona Elaine Brambilla, também esteve presente e falou sobre o trabalho da OAB na proteção da infância e adolescência.

A advogada Dra. Beatriz Martins da Silva explicou aos alunos o que é o bullying e as consequências dessa prática nas escolas. Ela ressaltou que o bullying é uma ação criminosa e precisa ser combatida para garantir um ambiente saudável para o aprendizado.

A psicóloga Dra. Leticia Fernanda do Prado Pagotti, especialista em autismo, falou sobre os desafios enfrentados por pessoas com TEA e como o bullying pode ser ainda mais prejudicial a elas.

O evento foi promovido pela Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araras, presidida pela Dra. Glauce Abdalla, com o apoio dos demais membros: Dr. Valdir Antonio Velloso (vice-presidente), Dra. Beatriz Martins da Silva (secretária), Dra. Priscila Falavigna Barbosa Dezotti (segunda secretária), Dra. Leila Maria Campos Menezes e Dr. Reginaldo Addalla de Sousa.

A comissão segue atuando fortemente na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, com ações educativas e de conscientização.

Artigos Relacionados

COMBATE À DENGUE: Prefeitura promove ação em escolas municipais de Araras, SP

Alunos da Emeief Carlos Giovani Boles, no Parque Dom Pedro, assistiram uma peça teatral interativa,...

Prefeito Irineu Maretto autoriza contratação de 370 novos servidores para a Educação em Araras, SP

"Essas são apenas as primeiras convocações. Faremos outras tantas que forem necessárias para garantir os...

Escola Estadual “Yolanda Salles Cabianca” deve adotar modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025 em Araras, SP

A decisão pela adesão foi tomada após consulta à comunidade escolar, incluindo pais, alunos e...

Últimas Notícias