Executivo encaminha projeto que autoriza a presença de doulas nas maternidades de Araras, SP

A doula supre a demanda de emoção e afeto nesse momento de intensa importância e vulnerabilidade da mulher

O prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), encaminhou à Câmara Municipal de Araras o Projeto de Lei que autoriza a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres do Município de Araras (SP).

A doula supre a demanda de emoção e afeto nesse momento de intensa importância e vulnerabilidade da mulher. A presença das doulas favorece a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, com silêncio e privacidade, além de proporcionar medidas de conforto físico que auxiliam o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto para a mãe.

clique na imagem e saiba mais

Propostas semelhantes já foram aprovadas em diversas Câmaras Municipais, tais como: Santos/SP, Sorocaba/SP, Valinhos/SP, Botucatu/SP, Jundiaí/SP, Rio Claro/SP, Teresina/PI, Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG, Poços de Caldas/MG, João Pessoa/PA, Indaial/SC, Campina Grande/PB, Aparecida de Goiânia/GO, bem como a capital federal Brasília/DF.

O projeto está tramitando entre as Comissões Permanentes na Câmara Municipal para posterior ser votado em plenário pelos parlamentares.