Exército realiza sanitização em espaços públicos para tentar frear avanço da Covid-19 em Araraquara, SP

Cidade enfrenta crise hospitalar em função do aumento de casos e adotou medidas restritivas por 60 horas, proibindo circulação de carros e pessoas sem justificativa.

Equipes do Exército estarão em Araraquara (SP) nesta terça-feira (23) para um trabalho de sanitização e ajudar a reforçar as ações contra a Covid-19. A cidade enfrenta uma crise hospitalar em função do aumento de casos e adotou lockdown de 60 horas, proibindo circulação de carros e pessoas sem justificativa.

Araraquara identificou 12 pacientes com a variante brasileira do novo coronavírus. De acordo com o boletim do Comitê de Contingência divulgado nesta manhã, a cidade soma 13.683 infectados com 177 mortes desde o início da pandemia.

Na segunda-feira (23), o número de leitos chegou a 100% de ocupação pelo oitavo dia consecutivo. A prefeitura ainda não informou a taxa de ocupação nos hospitais nesta terça.

clique na imagem e saiba mais
Exército realiza sanitização em espaços públicos de Araraquara — Foto: Reprodução/EPTV

Ajuda do Exército

Para ajudar nas ações de enfrentamento à doença, homens do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RCMec) de Pirassununga (SP) ficarão em Araraquara até o próximo domingo (28).

As equipes realizarão sanitização em vários pontos públicos, entre eles as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, Central e Valle Verde, Unidade de Retaguarda do Melhado, Hospital de Solidariedade, além do Terminal Rodoviário de Passageiros e do Terminal Central de Integração (TCI).

Os militares também vão circular pelas Ruas Nove de Julho (Rua 2) e Rua São Bento (Rua 3), fazendo a sanitização destas vias, entre as Avenidas Portugal e José Bonifácio.

“Essa colaboração do Exército no combate ao coronavírus no nosso município é de extrema importância, principalmente neste momento de agravamento da pandemia”, disse o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Junior.

Equipes do Exército farão a sanitização em vários pontos de Araraquara — Foto: Prefeitura de Araraquara/Divulgação

Taxa de isolamento

Com o decreto que restringe a circulação e fecha todo o comércio, Araraquara (SP) atingiu 51% de isolamento social no domingo (21), maior índice em 9 meses, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi), do governo estadual. Os dados de segunda-feira ainda não foram atualizados no sistema.

O maior índice de isolamento social que a cidade já registrou foi de 54%, em 19 de abril de 2020. E, a última vez que o município teve índice de pelo menos 51% foi em 3 de maio, com 53% de adesão dos moradores.

Com resultado de domingo, Araraquara apareceu na 20ª posição do ranking dos municípios com melhores taxas de isolamento.

ÁGIL DPVAT