Exposição “Inhana – A Voz de Araras” participa de programação em museus de São Paulo

Exposição foi escolhida para os encontros da Rede de Museus Históricos e Paulista de Museus Itinerante.

A exposição “Inhana – A Voz de Araras”, criada pela Secretaria Municipal de Cultura de Araras (SP), vem participando de programações em museus de São Paulo. A exposição foi selecionada para encontros virtuais da Rede de Museus Históricos e Paulista de Museus Itinerante.

Na Rede, “A Voz de Araras” participou da mesa “Desafios comuns, soluções em rede: os museus podem fazer melhor juntos?”, que refletiu sobre a importância e as diversas possibilidades de parcerias com outras instituições. A iniciativa realizada no último dia 20 foi promovida pelo Museu da Imigração, em parceria com o SISEM (Sistema Estadual de Museus) de São Paulo, inserido no tema “Futuro dos museus históricos”.

Já no encontro Paulista, marcado para o dia 15 de junho, a exposição foi indicada para apresentação na categoria “Apresentação de Painéis”, considerando que “ações em parceria conseguem promover economicidade no uso dos recursos e promovem também a visibilidade dos acervos dos museus envolvidos”. Atualmente, o Encontro Paulista de Museus configura-se como o maior evento do setor museal paulista, reunindo anualmente profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados como um importante espaço para a troca de experiências e debates.

“É motivo de orgulho e honra ter recebido o convite para participarmos de um importante evento da rede de museus históricos do estado de São Paulo. Entendemos que seja o reconhecimento de um trabalho de parceria bem realizado pelas equipes das Secretarias Municipais de Cultura de Araras e São José do Rio Preto para resgatar e fortalecer a história da nossa Inhana” comentou o secretário Municipal de Cultura, Fredo Júnior.

Nos encontros, a responsabilidade de apresentar a exposição ararense é de Larissa Rizzatti Gomes, coordenadora do Educativo da Casa da Memória de Araras, e de Thaís de Freitas, representante do Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, de São José do Rio Preto/SP, parceiro do projeto.

 

Um pouco sobre “Inhana – A Voz de Araras”

Criada pela Secretaria Municipal de Cultura, a exposição “Inhana – A Voz de Araras” presta homenagem à ararense Ana Eufrosina da Silva Santos (1923-1981), a Inhana, ícone da música brasileira que junto ao seu companheiro, Cascatinha, formou uma das duplas de maior sucesso da música sertaneja no Brasil, com maior destaque entre as décadas de 1950 e 1970. (A exposição virtual pode ser acessada neste link: https://sites.google.com/view/exposicaoinhana/1-a-estrela-que-surgiu?authuser=0.)

O projeto conta com a parceria do Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, de São José do Rio Preto/SP, que possui uma sala dedicada à dupla Cascatinha & Inhana, com acervo que conta com documentos, fotografias, jornais, prêmios e objetos pessoais. A parceria com Araras permitiu que funcionários da Secretaria Municipal de Cultura de fotografassem o acervo utilizando as imagens para a composição da exposição.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT