O centro tem um convênio com a Secretaria Municipal da Saúde para atender 55 pacientes com Transtorno do Espectro Autista. Atualmente, atende 69 pacientes de forma contínua e está disponível mais 4 para iniciar os atendimentos, operando com 32% a mais do que o previsto. Mesmo com atrasos nos repasses financeiros da Prefeitura, o CEREN continua a oferecer os atendimentos sem prejuízo aos pacientes.

Na manhã deste sábado, 16 de novembro de 2024, o CEREN (Centro de Estimulação e Reabilitação Neurológica) São Leopoldo Mandic tomou conhecimento da publicação realizada pelo site Repórter Beto Ribeiro, através do grupo “FALA do POVO”, onde a mãe de uma criança teve dificuldade em conseguir atendimento no CEREN para seu filho, portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Diante das informações relacionadas, a diretoria do CEREN São Leopoldo Mandic esclarece:
- O CEREN possui um convênio com a Secretaria Municipal da Saúde de Araras/SP, destinado a atender 55 pacientes portadores do Transtorno do Espectro Autista.
- Atualmente, o CEREN realiza atendimento contínuo a 69 pacientes, além de estar avaliando mais 4 pacientes para iniciar os atendimentos. Isso significa que o CEREN está operando com 32% a mais de atendimentos do que o previsto no convênio.
- Mesmo com atrasos nos repasses financeiros da Prefeitura Municipal de Saúde, o CEREN continua a oferecer os atendimentos sem prejuízo aos pacientes.
Em contato com a administração do serviço, o Diretor de Operações de Serviços de Saúde do Grupo São Leopoldo Mandic, Cesar Pinheiro, esclarece que não há nenhuma inconformidade ou irregularidade nos atendimentos realizados. “O CEREN realiza 1/3 a mais de atendimentos além do que está contratualizado, e não há nenhum problema nisso. Esse sempre foi o compromisso da Mandic com a Saúde Pública de Araras/SP, sempre contribuir além do que está contratualizado, e assim está sendo feito e cumprido.”
Ao ser questionado sobre o atraso nos repasses do município para o pagamento dos convênios existentes com a entidade, Cesar Pinheiro confirma que atualmente a entidade possui sete convênios com o município de Araras/SP. Esses convênios abrangem desde atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Consultas Médicas em Ambulatórios de Especialidades, até o CEREN, totalizando mais de 23 mil atendimentos mensais para a população de Araras/SP.
“Sim, existem atrasos no pagamento em todos os convênios, desde as Unidades de Pronto Atendimento (UPA e PA) até o convênio para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, onde a Secretaria da Saúde não realiza pagamentos desde fevereiro de 2024. Mas É importante deixar claro que, mesmo com esses atrasos, os atendimentos de todos os convênios de prestação de serviços de saúde firmados pela entidade não sofreram nenhum prejuízo à população e aos pacientes. Além disso, mantemos todos os compromissos com funcionários, médicos e fornecedores em. dia.”
Nossa reportagem teve acesso aos convênios da entidade com o município e, segundo levantamento realizado, atualmente o atraso no pagamento da Prefeitura de Araras com a entidade soma mais de 10 milhões de reais. No entanto, não houve qualquer interrupção dos serviços prestados pela entidade até ao momento.
Fonte: CEREN São Leopoldo Mandic
