A coleta também foi afetada pela pausa na sexta-feira Santa (19), quando, por tradição, o serviço não é realizado. A previsão da Secretaria de Serviços Públicos é que a coleta comece a ser normalizada a partir desta quarta-feira (23).

Na tarde desta terça-feira (22), moradores de diversos bairros de Araras (SP) procuraram nossa reportagem para relatar atrasos na coleta de lixo domiciliar. A situação tem gerado acúmulo de resíduos em várias regiões da cidade.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), dois caminhões de coleta estão fora de operação por problemas mecânicos. Um deles deve voltar às ruas nesta quarta-feira (23), enquanto o outro ainda depende de manutenção mais demorada. Com isso, a cidade ficou com dois veículos a menos para atender a demanda.
Contratos encerrados
Outro fator que agrava a situação é a falta de mão de obra. Doze funcionários contratados temporariamente como CLTs tiveram seus contratos encerrados, por conta do concurso do governo anterior dado como inconstitucional. A Câmara Municipal votou um novo processo seletivo, e agora eles já estão sendo chamados. A prefeitura informou que vai iniciar a reposição dessas vagas ainda nesta semana.
A coleta também foi afetada pela pausa na sexta-feira Santa (19), quando, por tradição, o serviço não é realizado. Embora os caminhões tenham operado em horário estendido no sábado (20), domingo (21) e segunda-feira (22), o acúmulo da sexta-feira, somado à redução de pessoal e veículos, resultou em pontos críticos pela cidade.
Regiões mais afetadas
As regiões mais afetadas são a zona rural — especialmente a Cascata —, o Distrito Industrial e bairros da zona sul, como o Jardim Copacabana. A previsão da Secretaria de Serviços Públicos é que a coleta nesses bairros seja normalizada a partir desta quarta-feira (23).
Nesta quarta-feira (23), os trabalhos começam às 4h da manhã. “Quando há redução de equipe e frota, a coleta inicia mais cedo e termina mais tarde, o que já vinha sendo adotado desde o início do ano como estratégia para normalizar o serviço na cidade”, informou a SECOM.
A orientação para a população é que, caso o lixo não tenha sido recolhido em frente às residências, os moradores aguardem o caminhão no dia seguinte, pois a coleta está sendo reorganizada para atender todos os pontos pendentes.
