Família faz sucesso após construir réplica em miniatura de calhambeque em Cordeirópolis, SP

Irmãos ajudaram o pai a construir o veículo com peças da mecânica de usinagem conduzida pela família há duas gerações. ‘Meu sonho de criança, estou feliz demais’, afirma o pai.

Uma família proprietária de uma mecânica de usinagem em Cordeirópolis (SP) fez sucesso na cidade após construir uma réplica em miniatura de um calhambeque, um clássico automobilístico, totalmente funcional.

Juntos, o pai, Odair Zonta, e os dois filhos, Vitor e André Zonta, comandam a mecânica há 15 anos. A partir dessa tradição, surgiu a ideia de dar vida a um sonho antigo de Odair: construir réplicas de carros. “[Meu sonho era] trabalhar em uma indústria de brinquedos, para criar brinquedos diferentes, fazer alguma coisa diferente”, lembra o pai.

Pai, Odair Zonta, e os dois filhos, Vitor e André Zonta, comandam a mecânica há 15 anos — Foto: Reprodução/EPTV

Sonho que saiu do papel

Aliado ao amor de um dos filhos por carros clássicos, o pai tirou o sonho do papel e o transformou em um hobby de família a partir da criação de miniaturas. Mas se engana quem pensa que o sonho não aumentou: há cerca de três anos, a família começou a planejar a construção de um carro de verdade.

Para a construção do veículo, algumas peças foram aproveitadas da própria empresa da família e outras de ferros-velhos. “Foi tudo feito aqui, inteirinho. As peças que tinha aqui, retalho de peça, chapa usada, cano usado… o que não tinha a gente comprou, e foi feito inteiro”, afirma André.

Pai, Odair Zonta, e os dois filhos, Vitor e André Zonta, comandam a mecânica há 15 anos — Foto: Reprodução/EPTV

Sucesso de venda

Diferente do pai e do irmão, o engenheiro Vitor Zonta, prefere modelos de carros mais modernos, mas, mesmo assim, resolveu embarcar na ideia. Juntos, os três passaram a montar versões em miniatura dos clássicos do automobilismo. “Eu gosto de coisas mais modernas, mas eu ajudei a desenvolver algumas partes junto com eles a desenvolver algumas partes, para que o carro fique mais confiável na hora da direção”, explica Vitor.

A união familiar deu tão certo que, assim que os modelos foram colocados à venda na internet, os pedidos começaram a chegar. “Com o serviço que a gente já tem de usinagem, não conseguia entregar. Fui obrigado a tirar da internet para continuar com a usinagem”, diz André.

Hoje, o hobby despretensioso da família atrai olhares curiosos na rua e ajuda a manter pai e filhos unidos por um mesmo sonho. “[É] meu sonho de criança, estou feliz demais”, diz o pai, animado.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT