FASE AMARELA: Novo decreto limita número de pessoas em comércios de Araras, SP

Novo decreto permite limite de 40% da capacidade de pessoas em comércios da cidade.

O município de Araras (SP) é uma das 62 cidades que está em estado de alerta no Estado de São Paulo após aumento de internações relacionadas à covid-19, doença ocasionada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Veja abaixo dados oficiais e atualizados pela Vigilância Epidemiológica.

A lista foi divulgada na segunda-feira (30) pelo Governo do Estado, mesmo dia em que todos os municípios paulistas foram reclassificados e retornaram à Fase Amarela do Plano SP, com medidas mais restritivas no combate à pandemia.

O estado de alerta, de acordo com o Governo do Estado, envolve as “cidades que apresentaram maiores taxas de aumento de internação e ocupação de leitos por pacientes contaminados pelo coronavírus”.

clique na imagem e saiba mais

“A pandemia não acabou e não devemos relaxar nos cuidados. Preservar vidas continua sendo a principal missão desta administração diante da pandemia do novo coronavírus e continuamos adotando ações nesse sentido”, disse o prefeito em exercício de Araras, Carleto Denardi, que assumiu o cargo durante o período de licença do prefeito Junior Franco.

Fase Amarela

Com o retorno de todos os municípios paulistas à Fase Amarela do Plano SP, medidas mais restritivas voltaram a vigorar em todo o Estado a partir desta quarta-feira (2). O anúncio foi feito pelo Governo Estadual, durante coletiva realizada segunda-feira (30).

Com isso, comércio, bares, restaurantes, salões de cabeleireiros, barbeiros e academias de ginástica continuam autorizados a funcionar por até 10 horas diárias – contínuas ou fracionadas, seguindo restrição de público e de horário, além de distanciamento e protocolos de higiene específicos.

O horário limite para consumo em bares, restaurantes e similares se mantém até as 22h, com música ao vivo e eventos liberados, seguindo os protocolos previstos no Plano SP, como ocupação máxima de 40%, proibição de atividades com o público em pé, distanciamento mínimo, entre outras exigências previstas.

Araras estava classificada na Fase Verde desde o dia 9 de outubro, junto dos outros municípios que integram a região de Piracicaba. De acordo com o Governo do Estado, novas mudanças podem ser feitas a qualquer momento, se houver piora nos índices de saúde. O cumprimento da medida estadual é fiscalizado nas cidades pelo Ministério Público local.