Fazer a limpeza do aparelho de ar condicionado traz benefícios à saúde e ao bolso

O aparelho de ar condicionado proporciona um ambiente climatizado garantido conforto e bem estar na medida certa. Porém, sem a limpeza do ar condicionado de forma regular pode se tornar um risco a saúde. Isso ocorre, por que o aparelho de ar condicionado absorve todo sujeira que está presente no ar do ambiente. Isso é: poeira, aerosois, poluição, fumaça de cigarro e dentre outras…

O acumulo dos contaminantes e a umidade do ar condicionado cria o ambiente perfeito para a formação e multiplicação de colonias de fungos, ácaros e bactérias que são lançados no ambiente causando sérios problemas respiratórios, alergias, irritações e entre outras complicações.

Veja na imagem abaixo como isso ocorre:

clique na imagem e saiba mais

A: Entrada do Ar
1: O ventilador do aparelho de ar condicionado capta o ar do próprio ambiente para ser climatizado

2: O filtro de ar retém parte da sujeira e contaminantes que estão presentes no ar do ambiente, tais como: poluição, fumaça de cigarro, bactérias, ácaros, poeiras, produtos químicos e etc.

3: O ar do ambiente entra em contato com a serpentina onde sofre o processo de climatização. A sujeira acumulada e a umidade no interior do aparelho criam as condições perfeitas para que colônias de fungos, ácaros e bactérias sejam formadas

4: A água gerada pelo processo de climatização é despejada na bandejada de condensado. A água parada na bandeja e sujeira oferece um ambiente propício a proliferação de bactérias, mofo, lodo, fungos e entre outros contaminantes

B: Saída do Ar

Além dos riscos a saúde, a falta de limpeza do aparelho de ar condicionado pode aumentar o consumo de energia em até 30%, reduzir a capacidade de refrigeração do aparelho, reduzir a vida útil do bem, aumentar custos com manutenção corretiva e etc.

Portanto fazer a limpeza do aparelho pelos menos uma vez por ano traz benefícios a saúde e ao bolso.