FIM DE ANO: Polícia Militar e Guarda Civil Municipal intensificam patrulhamento em Araras, SP

Especialista dá dicas de como se prevenir e evitar furtos e roubos.

Com a chegada do fim de ano as forças de segurança já se preparam para um aumento no trabalho, afinal é principalmente nessa época do ano que as pessoas aproveitam para ir às compras ou para passear com as famílias e os amigos, mas é preciso tomar cuidado, afinal, com o aumento do movimento nas ruas, aumentam também as possíveis ações de criminosos e é aí que entra o trabalho da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, que estão intensificando o patrulhamento na cidade de Araras (SP), através de rondas e paradas estratégicas para a verificação de possíveis veículos ou pessoas suspeitas.

Durante a abordagem, são verificados itens como a documentação do veículo e do condutor, onde o foco é a busca por possíveis objetos ou produtos ilícitos. Através dessas ações, muitos criminosos e procurados da justiça já foram tirados das ruas e a expectativa é de que toda a população possa fazer seus passeios e compras de forma tranquila e segura.  A orientação é para que os moradores que vão viajar adotem práticas de segurança, como trancar de forma correta as portas, e contar com a ajuda de vizinho ou parente para olhar a residência.

“Nós teremos o reforço desse policiamento, além de policiais nos seus horários de folga e com os diversos programas de policiamento, nós teremos policiais que estarão sendo empregados da atividade delegada”, disse tenente Rocha – comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar.

Horários especiais de funcionamento do comércio

A ACIA –  Associação, Comercial, Industrial e Agrícola de Araras, divulgou os horários especiais de funcionamento do comércio para fazer suas compras de fim de ano com comodidade e segurança.
 
Começa neste sábado, dia 4 de dezembro, os horários estendidos quando as lojas ficarão abertas até as 18 horas. A partir do dia 6 de dezembro, o comércio de Araras funcionará em horário especial até as 22 horas, de segunda a sexta-feira.
 

Dicas

O especialista em segurança Guelfo Pescuma Júnior afirma que os consumidores também devem tomar uma série de cuidados para evitar furtos e roubos. “É importante não manusear equipamentos eletrônicos, não manusear volumes, dinheiro e carteira. Como é um período de compras, as sacolas que são transportadas pelas pessoas precisam estar fechadas, cuidadas, porque senão facilita muito os furtos.”

Pescuma ressalta que as mulheres devem ter atenção redobrada ao carregar bolsas. “O ideal é que a bolsa esteja fechada. Estando fechada, dificulta. Muitas vezes é melhor transportar as mochilas na frente do corpo e não nas costas.”

A atenção com as crianças também é importante. Elas devem estar ao lado dos pais ou responsáveis para não se perderem. Pescuma comenta ainda que o celular, objeto mais visado entre ladrões, merece atenção especial. “Guardar no bolso de trás é um facilitador por furto. É melhor guardar no bolso da frente ou em uma bolsa fechada com zíper. Tudo o que você criar de obstáculo para se acessar esse equipamento você está contribuindo para a sua segurança.”

O especialista orienta ainda que qualquer movimentação suspeita deve ser comunicada à polícia. “Se você perceber que alguém está seguindo já há algum tempo, quando você se aproxima perto do profissional de segurança, se alguém estiver mal intencionado, ele vai perceber que foi notado e vai abortar a ação.”

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP