Fiscais impedem entrada de vans com turistas e sem autorização em Santos, SP

Veículos não possuíam autorização prévia para acesso ao município e foram orientados a retornar em barreira sanitária instalada na entrada da cidade.

Fiscais da Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, impediram o acesso de vans com turistas ao município, na manhã deste sábado (28), durante uma força-tarefa de combate à proliferação da Covid-19. Houve elevação no índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade.

A ação, que teve início na madrugada deste sábado e segue até a manhã de domingo (29), consiste na implementação de duas barreiras sanitárias, uma no limite entre Santos e São Vicente e outra na Avenida Martins Fontes, no bairro Saboó, além da fiscalização a estabelecimentos comerciais.

De acordo com a administração municipal, as barreiras têm o objetivo de evitar a entrada de vans e ônibus de turismo não autorizados. Entre 3h30 e 11h deste sábado, agentes de fiscalização abordaram dez veículos, sendo cinco vans e cinco ônibus. Destes, duas vans não possuíam autorização e retornaram para as cidades de origem.

clique na imagem e saiba mais

A prefeitura aponta, ainda, que suspendeu temporariamente a emissão de novas autorizações para o acesso de veículos com turistas à cidade. A fiscalização é coordenada pela Guarda Civil Municipal, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos e Secretaria de Turismo, com apoio da Polícia Militar.

Agentes do Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), da Secretaria de Finanças, também intensificaram a fiscalização a comércios e restaurantes durante a noite de sexta-feira (27) e madrugada deste sábado. Um comércio foi autuado por desrespeito ao protocolo sanitário, e outro por realização de música ao vivo sem autorização.

Sistema Anchieta-Imigrantes tem movimento intenso no sentido litoral paulista — Foto: Reprodução/Ecovias

Movimento nas estradas

De acordo com a Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), as estradas com sentido ao litoral paulista receberam, até às 12h deste sábado, mais de 122 mil veículos. O movimento provocou lentidão e congestionamento nas rodovias.

Por conta do excesso de veículos, a concessionária implementou Operação Descida no SAI. As pistas Norte e Sul da Via Anchieta e a pista Sul da Rodovia dos Imigrantes operam sentido litoral, enquanto a pista Norte da Imigrantes opera com tráfego em direção à capital paulista.