Flap deste ano terá formato virtual por conta da covid-19 em Araras, SP

Close up of books on desk in library.

Festa Literária acontece de 10 a 12 de agosto, com programação disponibilizada nas plataformas youtube, facebook e instagram; ação também conta com a Maratona Literária, cujo tema será divulgado no primeiro dia da Flap.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) realiza a 2ª edição da Flap (Festa Literária de Araras na Praça), com adaptações neste ano por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19. A principal mudança é que o evento, que no ano passado reuniu pessoas de várias idades na Praça Barão de Araras, será totalmente virtual dessa vez para evitar aglomerações e reforçar as regras de isolamento social.

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, a Flap acontecerá de 10 a 12 de agosto, com programação diversificada nas plataformas youtube, facebook e instagram.

clique na imagem e saiba mais

 A festa, que nesta edição homenageia a professora Mara Figueiredo, terá três dias de lives no instagram (@flap_araras), com diversos convidados ligados à arte, literatura e cultura. Também haverá vídeos de oficinas, contação de histórias, obras literárias para vestibulares, peça teatral, sorteio de livros, etc.

“Com a pandemia, várias ações precisaram ser adaptadas e a Flap foi uma delas. Esse é um evento que incentiva a leitura entre crianças, jovens e adultos e não poderia deixar de acontecer este ano. É um formato novo que evita aglomerações, mas permite que as pessoas tenham contato com ações voltadas à literatura e artes em geral”,  comentou o prefeito Junior Franco.

Como na 1ª edição, o evento contará também com Maratona Literária, que homenageia a professora Nadyr Rodini Vanzetti e é voltada a alunos que gostam de escrever. O tema será divulgado no primeiro dia da Flap e poderão participar estudantes de escolas da rede estadual, municipal e particular de Araras. Estes alunos deverão estar matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º ano escolares do Ensino Fundamental (inclusive classes de aceleração que atendem alunos com defasagem entre idade e série) e também no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A categoria sênior contemplará pessoas de todas as idades que estejam cursando ensino superior ou que não estejam mais em fase escolar de qualquer cidade do Brasil. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria.

O prêmio é composto por medalhas, certificados e a publicação do livro com todos os textos pela Editora Hope. Para participar, é necessário enviar os textos para o e-mail flapararas@gmail.com. O regulamento está disponível nas redes sociais: instagram: @flap_araras, facebook: flap.festaliteraria e youtube: Flap Araras.

“O nome Flap (Festa Literária de Araras na Praça) permanece mesmo sem realizarmos o evento na praça. Será interessante porque vamos conseguir atingir um público maior nesta edição. A festa sai da praça para atingir o mundo no formato virtual”, ressaltou Priscila Camargo, da comissão organizadora da Flap.

Mais informações sobre a Flap online podem ser obtidas na Secretária Municipal da Educação no telefone 3543-8200.