Google Maps permite pagamento de estacionamento e transporte pelo aplicativo

Recurso de pagamento via aplicativo evita toque em superfícies públicas, uma vantagem durante a pandemia.

O Google Maps é um aplicativo que pode dizer qual trem pegar, qual a rota mais rápida ou orientar você em um caminho desconhecido. Agora, a ferramenta agregou mais uma função: ela permitirá que os usuários paguem pelo estacionamento ou transporte público diretamente de seus telefones.

Desde quarta-feira (17), os usuários dos Estados Unidos podem conectar suas contas do Google Maps com suas carteiras do Google Pay e fazer pagamentos relacionados a transporte sem sair do aplicativo. O recurso evita a compra em parquímetros e máquinas de venda automática de passagens de trem, otimiza o tempo e também substitui o toque em superfícies públicas, uma vantagem durante a pandemia.

Os novos recursos fazem parte da atualização mais recente do Google Maps, que visa se tornar mais do que apenas um lugar para encontrar direções. Em dezembro, por exemplo, o Google adicionou a capacidade de empresas verificadas de enviar mensagens aos clientes diretamente por meio do aplicativo, à medida que mais empresas contam com interações digitais para impulsionar as vendas.

clique na imagem e saiba mais

O aplicativo também adicionou um recurso em setembro que mostra a prevalência do coronavírus em uma determinada área.

Funções do aplicativo

“Desde reservar uma aula de ioga online até pedir comida para viagem em seu restaurante favorito, o Google Maps é um companheiro poderoso que permite que você faça as coisas ao longo do dia”, disse a empresa em um blog na quarta-feira (17).

Para estacionamento, a empresa fez uma parceria com dois fornecedores de tecnologia: Passport e ParkMobile, que irão conectar o Google Maps com parquímetros na via. Quando as pessoas usam o Google Maps para navegar até um destino, o aplicativo pede automaticamente para “pagar pelo estacionamento”. Eles podem inserir o número do medidor, a quantidade de tempo que desejam estacionar e clicar em “pagar”.

O novo recurso de pagamento por estacionamento também permitirá aos usuários estender o tempo no parquímetro remotamente.

Para usuários que dependem de transporte público, o Google diz que está expandindo a capacidade de pagar tarifas por meio do aplicativo: agora ele se conectará a mais de 80 agências de transporte público em todo o mundo.

Conforme os usuários planejam a viagem, o Google Maps mostra como pagar pela viagem e permite que o débito seja quitado antecipadamente usando um cartão de crédito ou débito armazenado em sua carteira do Google Pay. Assim, quando chegarem à estação, poderão pegar a estrada sem precisar sacar dinheiro ou mudar para outro aplicativo.

“Depois de comprar sua passagem, tudo o que você precisa fazer é tocar o telefone no leitor ou mostrar sua passagem digital para embarcar”, disse o Google.

Embora muitas pessoas ainda passem muito tempo em casa devido à pandemia, esses recursos provavelmente serão úteis à medida que mais pessoas forem vacinadas e o funcionamento das cidades se normalizar.

ÁGIL DPVAT

(Texto traduzido. Clique aqui para ler a versão em inglês)