Governo confirma apoio das polícias Rodoviária e Militar em operação durante feriado em praias de SP

Também foram confirmadas ações de conscientização para motoristas nas estradas estaduais, além da realização de orientações a cidadãos e comércios.

O Governo de São Paulo confirmou, na quarta-feira (2), o apoio às estâncias turísticas do estado, incluindo os municípios do litoral, para ações conjuntas com objetivo de conscientizar os turistas sobre a importância da quarentena e de evitar aglomerações no feriado prolongado do Dia da Independência, em 7 de setembro.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional informou que enviou documento à Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) e aguarda que os prefeitos encaminhem ofícios com os pleitos.

clique na imagem e saiba mais

O apoio foi concedido após os nove prefeitos da Baixada, em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), solicitarem, neste terça-feira (1º), que o Governo do Estado de São Paulo realizasse uma operação especial na orla das cidades da região durante o próximo fim de semana prolongado, com o envio de policiais militares de outras regiões para apoiar o efetivo local e as guardas municipais.

A reunião ocorreu após mais de 200 mil veículos desceram a Serra do Mar em direção ao litoral paulista entre sexta (28) e domingo (30), apesar da pandemia do novo coronavírus, e as praias da região ficarem lotadas durante o fim de semana.

Com isso, o Governo anunciou que prestará apoio às cidades litorâneas. Conforme explica o estado, as medidas poderão ser adotadas em três frentes. A Secretaria de Logística e Transporte vai atuar com ações de conscientização dos motoristas nas estradas estaduais.

Já a Secretaria de Saúde disponibilizará 200 profissionais da Vigilância Sanitária para realizar orientações a cidadãos e estabelecimentos comerciais. Enquanto a Secretaria de Segurança Pública prestará apoio aos municípios que solicitarem ampliação dos efetivos das polícias Militar e Rodoviária.

O Governo de SP reforça que a quarentena continua em vigor, com observância às regras do Plano São Paulo. Segundo o estado, a conscientização da população para distanciamento social e uso obrigatório de máscaras é fundamental para contenção das taxas de contaminação do coronavírus e preservação de vidas.

De acordo com o Governo de São Paulo, a fiscalização de estabelecimentos comerciais, assim como de praias e demais espaços turísticos municipais, é de responsabilidade das prefeituras.

Em nota, o presidente do Condesb, Paulo Alexandre Barbosa, confirma que, no início da noite desta quarta, teve a garantia do Governo do Estado do reforço do efetivo policial à Baixada Santista no feriado prolongado de 7 de Setembro.

Segundo afirma, a Secretaria de Segurança Pública do Estado confirmou o reforço da Rocam para apoiar a fiscalização das guardas civis municipais, principalmente, na orla da praia das cidades da região. A pasta estadual também garantiu o envio à Baixada Santista de policiais por meio da Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar).

A Prefeitura de Santos também informa que nesta quinta-feira (3), às 11h, o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, se reunirá com o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), major Cesar Augusto Sampaio Terra, para definir o esquema que será implantado na orla santista no feriado prolongado.