O ‘Vacinax’ foi criado pelo Ludo Educativo, em São Carlos (SP), após a baixa adesão da população na campanha de vacinação contra pólio e sarampo.

Para destacar a importância da vacinação e desmistificar notícias falsas, um grupo de desenvolvimento de jogos educacionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou um jogo – o vacinax – para mostar como funciona a vacina dentro do organismo.

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (Foto: Claudinei Junior/G1)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (Foto: Claudinei Junior/G1)

A campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo do Ministério da Saúde tem como meta vacinar 95% das crianças de 1 a 5 anos. Por conta da baixa adesão, porém, tem sido prorrogada para que o objetivo seja atingido. Na região, Araraquara (SP) ainda não atingiu a meta.

Jogo educativo

No vacinax , o papel do jogador é o de controlar um linfócito T (célula que age na defesa do nosso organismo), que se locomove no corpo humano (como um labirinto) identificando e destruindo células infectadas. Conforme o jogo progride, o corpo em que o jogador está é vacinado e a vitória é alcançada quando ascélulas infectadas são destruídas.

Segundo o coordenador do projeto e professor da UFSCar, Elson Longo, o objetivo é incentivar e informar a importância da vacina para as pessoas.

Predisposição maior para vacinação

O vacinax está disponibilizado gratuitamente para computador e celular. A jogabilidade busca representar como a medicação age no corpo. De acordo com Longo, ao fim do jogo, o jogador tem uma predisposição maior para ser vacinado.

Jogo vacinax do grupo Ludo Educativo da UFSCar (Foto: Arquivo Pessoal)
Jogo vacinax do grupo Ludo Educativo da UFSCar (Foto: Arquivo Pessoal)

O projeto de extensão da UFSCar Ludo decidiu criar o vacinax após a baixa adesão a vacinação. O jogo foi lançado em agosto. Uma pesquisa mostrou que 65% das pessoas que jogam têm idade abaixo de 15 anos.

Jogos educativos

O Ludo começou a criação de jogos educativos como forma de contrapor aos jogos de guerra e violência. As criações são enviadas para escolas são difundidas entre os alunos nas plataformas digitais.
Objetivo do jogo vacinax é mostrar a importância da vacinação para as pessoas (Foto: Claudinei Junior/G1)
Objetivo do jogo vacinax é mostrar a importância da vacinação para as pessoas (Foto: Claudinei Junior/G1)

Esse é um projeto de extensão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da UFSCar, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto foi criado em 2014 e o site já teve 8 milhões de acessos.

Composto por cerca de 30 pessoas, a equipe é formada por professores, estudantes e especialistas da UFSCar, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

*Sob supervisão de Fabiana Assis do G1 São Carlos e Araraquara.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here