Guarda Civil Municipal de Araras (SP), é homenageado na ALESP

A honraria foi criada oficialmente pelo Decreto nº 40.087 de 14 de maio de 1962, que institui a “Medalha MMDC”, comemorativa ao Movimento Constitucionalista.

Na última quinta-feira (29) o GCM Marcos Antônio Machado, que presta relevantes serviços à sociedade servindo a Guarda Civil Municipal de Araras/SP, foi um dos homenageados na ALESP – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

clique na imagem e saiba mais

Na ocasião o GCM Machado, representando a Guarda Civil Municipal de nosso município, recebeu a “Medalha MMDC”, em comemoração ao 85º aniversário da Revolução Constitucionalista de São Paulo.

 

A honraria foi criada oficialmente pelo Decreto nº 40.087 de 14 de maio de 1962, que institui a “Medalha MMDC”, comemorativa ao Movimento Constitucionalista.

O dia 23 de maio é uma importante data para São Paulo, onde comemora-se o o “Dia do Soldado Constitucionalista”, um movimento que o Estado de São Paulo organizou contra o Governo Federal, para que se fizesse uma nova Constituição.

Em 23 de maio de 1932, houve um confronto com as tropas do governo, onde foram vitimados, quatro estudantes de São Paulo. Esse episódio originou o movimento conhecido como “MMDC”, em razão dos quatro jovens assassinados: “Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo”.

Meses depois, em 9 de julho, os revolucionários decidiram pegar em armas e convocar voluntários, para o que ficou conhecido como “Revolução Constitucionalista”.

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas, e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.