A ação teve início quando um jovem compareceu ao PAT e começou a observar o comportamento dos servidores e do GCM que estava de serviço. Ele chegou a puxar assunto com a recepção, pedindo informações sobre alistamento no exército.

No final da manhã desta segunda-feira (7), a rápida ação de um guarda civil municipal frustrou uma tentativa de furto de bicicleta em frente ao PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Araras (SP). A operação contou com o apoio da Guarnição da Supervisão e da Guarnição 01.
A ação teve início quando um jovem compareceu ao PAT e começou a observar o comportamento dos servidores e do GCM que estava de serviço. Ele chegou a puxar assunto com a recepção, pedindo informações sobre alistamento no exército. O rapaz olhava constantemente para o GCM 1ª Classe Augusto, o que despertou desconfiança por parte do agente. Quando o jovem saiu do local, o GCM decidiu acompanhá-lo à distância.
Em um curto espaço de tempo, o rapaz pegou uma bicicleta estacionada no pátio, momento em que o proprietário gritou que estava ocorrendo um furto. O GCM correu em direção ao suspeito, mas o jovem já estava se distanciando do local. Diante das circunstâncias, o GCM pegou seu carro particular e conseguiu capturar o autor cerca de seis quadras de distância do PAT.
Após a captura, o agente solicitou apoio de uma viatura de área. Imediatamente se deslocaram para o reforço a Guarnição da Supervisão, composta pelos GCMs subinspetor Gomes e 3ª Classe J. Santo, e da Guarnição 01, formada pelos GCMs subinspetor Saldanha e 3ª Classe Zorzo.
O autor foi conduzido ao Pronto Atendimento Hospitalar para a realização do exame de corpo de delito e, posteriormente, o apresentado na delegacia.
