Guarda compartilhada em caso de divórcio atinge quase 40% no Brasil; Advogada Dra. Francielli Palma Maciel explica como funciona esse modelo

Ela analisa os fatores que impulsionaram esse crescimento e desmistifica conceitos sobre esse regime.

Dados divulgados em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam uma mudança significativa na divisão da guarda de menores de idade em caso de divórcio dos pais. Em 2014, apenas 7,5% dos casos eram de guarda compartilhada, enquanto em 2022 (período analisado pelo IBGE), esse número subiu para 37,8%.

A advogada Dra. Francielli Palma Maciel explica que a guarda compartilhada envolve a responsabilidade conjunta dos pais sobre decisões importantes para o menor, mesmo que ele resida fixamente com um deles. Isso evita que a criança perca contato com um dos pais, promovendo um ambiente mais equilibrado e estável.

Dra. Francielli Palma Maciel, destaca que, embora a guarda compartilhada seja uma regra atualmente, sua eficácia depende da relação entre os pais e da compreensão mútua sobre a divisão de responsabilidades e tempos especiais, como feriados e férias. Ela recomenda que esses detalhes sejam previamente acordados para evitar futuros conflitos e garantir o bem-estar da criança.

Artigos Relacionados

Advogado Dr. Kleber Luzetti orienta consumidores sobre devolução, troca e outros direitos em compras online

Produto comprado on-line pode ser devolvido e valor integralmente ressarcido até sete dias após a...

Prefeitura Municipal realiza festa com música ao vivo e “comes e bebes” para entregar revitalização da Praça “Monsenhor Quércia” à população de Araras, SP

Evento acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 19h; local tem nova decoração.Nesta quinta-feira (17)...

Prefeitura Municipal decreta emergência por falta de chuva e vai multar quem lavar calçada ou carro em Limeira, SP

Decreto indica que há chance de rodízio ou interrupção no abastecimento se nível de manancial...

Últimas Notícias