Higienização Hospitalar: Você sabe qual a importância?

Equipe de limpeza da Santa Casa é responsável pela higienização de mais de 200 leitos.

O serviço de limpeza dentro de um hospital é de extrema importância no combate à proliferação de bactérias e agentes infecciosos. Treinados e qualificados, os colaboradores da zeladoria da Santa Casa de Araras (SP), que respondem diretamente ao setor de Hotelaria, realizam a higienização de todas as dependências da Instituição e, principalmente, dos mais de 200 leitos, mesmo com a presença do paciente. Essa prática, quando há presença do paciente, é chamada de limpeza concorrente e ocorre diariamente com a higienização do chão, mobília e banheiro.

Outro procedimento é a limpeza terminal (quando ocorre óbito, transferência ou alta) que é mais demorada e inclui a limpeza do teto, paredes, chão, mobília e banheiro.

A colaboradora Olga Benedita Machado (55), trabalha na Santa Casa de Araras há 15 anos como Auxiliar de Limpeza e realiza esse processo todos os dias junto a uma equipe de 60 colaboradores.

Com orgulho do trabalho, Olga contou como se sente. “Me sinto muito grata por estar limpando cada quarto, porque não sei o dia de amanhã e pode ser que eu ou alguém da minha família possa precisar estar aqui nesse lugar, então, procuro dar o meu máximo e higienizar direitinho, conforme a minha chefe me ensinou a fazer. Procuro seguir as regras com cuidado e me sinto sempre grata por estar aqui ajudando”, disse.

Cuidados especiais

Bruna Barboza Tofolo, graduada em Turismo com ênfase em Hotelaria, é gerente de Hotelaria Hospitalar da Santa Casa há 10 anos e falou sobre os cuidados na realização dos procedimentos e o que mudou com a pandemia: “Todos os produtos utilizados são hospitalares e específicos para garantir a desinfecção necessária. Com a pandemia, não mudamos em função da limpeza, que é sempre total, mas tivemos que mudar em questão da paramentação dos funcionários, acrescentando EPI’s para que eles pudessem trabalhar com maior segurança. Também fizemos um trabalho cuidadoso com psicólogos para acalmar e ajudar a todos nesse processo e explicar a situação e as mudanças inevitáveis”, disse. 

Em relação aos produtos, a gerente explica que são utilizados produtos registrados e com laudos específicos. “É um risco não fazer a limpeza correta ou não utilizar produtos que não sejam de alta qualidade, pois estamos lidando com vidas e temos sujidades que não conseguimos ver, como vírus e bactérias. Por isso, têm que ser produtos especiais para essa boa desinfecção. Esse é o principal ponto, e depois também existem os treinamentos com os colaboradores que são sempre intensificados”, explica.

Bruna finalizou reforçando o orgulho que tem da sua equipe e de todo o trabalho que é realizado com dedicação e preocupação com o paciente. “Nossa função aqui é o acolhimento. Prezamos por uma limpeza bem planejada e detalhada para o paciente poder entrar e também o acompanhante poder visitá-lo, ambos estando em um ambiente seguro. É gratificante poder fazer isso e ajudar o paciente a se recuperar melhor. Tenho muito orgulho da minha equipe, pois não é um trabalho fácil e todos aqui são muito guerreiros” finaliza.

A Diretoria da Santa Casa se orgulha e agradece o empenho de todos os 60 colaboradores que cuidam com tanto cuidado e dedicação da higienização dos leitos.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT