Durante abordagem no Jardim Celina, em Araras (SP), PM apreendeu uma pistola 9mm com um motorista que se recusou a fazer o teste do bafômetro e alegou ser CAC. O passageiro foi detido com cocaína e itens ligados ao uso de maconha.

Na noite de sexta-feira (4), durante uma operação da Polícia Militar em parceria com o Detran-SP, chamada de Direção Segura Integrada, dois homens foram detidos na Avenida Augusta Viola da Costa, no Jardim Celina, em Araras (SP). Um deles foi preso por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e o outro foi detido por porte de entorpecente.
A equipe da PM abordou o veículo Hyundai HB20, conduzido por um homem de 35 anos, após ele apresentar resultado positivo no teste do etilômetro passivo, indicando consumo de bebida alcoólica. Durante a busca no carro e nos ocupantes, os policiais encontraram uma pistola 9mm da marca Springfield Armory, carregada com 11 munições, escondida no assoalho do lado do motorista.
Questionado, o condutor disse que era CAC (Colecionador, Atirador e Caçador) e apresentou o registro da arma, que estava em seu nome e com validade até 2028. No entanto, ao verificar a numeração da arma, os policiais constataram que ela estava apreendida desde o dia 3 de abril de 2024 na Central de Polícia Judiciária de Araras, o que configura porte ilegal de arma de uso restrito. Ele se recusou a realizar o teste do bafômetro ativo e teve o veículo liberado para sua esposa.
Já com o passageiro, também de 35 anos, os policiais encontraram uma pochete com um dichavador de maconha, papel seda e um eppendorf contendo cocaína. Ele foi detido por porte de entorpecente. Carlos já possui antecedente por desacato.
A dupla foi levada ao Hospital São Leopoldo Mandic para exame de corpo de delito e, em seguida, apresentada no plantão policial, onde o delegado Dr. Edgar Albanez registrou a ocorrência e arbitrou fiança de R$ 2 mil para o condutor, que foi paga. O acompanhante foi ouvido e liberado após a elaboração de um Termo Circunstanciado.
A arma e a droga foram apreendidas, e, segundo a PM, foi necessário o uso de algemas durante a ocorrência para garantir a segurança de todos os envolvidos.
