Ideb de escolas municipais supera meta e reflete avanços na educação em Araras, SP

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2019 foi divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Educação; alunos dos anos iniciais tiveram média 7,0 e dos anos finais, 5,6.

A rede municipal de educação é referência em Araras (SP) e os avanços refletem em números positivos também no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2019. O estudo, que avalia os anos iniciais e finais do ensino fundamental brasileiro, foi divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira (15) e mostra aumento significativo na pontuação das escolas municipais de Araras.

De acordo com o relatório, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental municipal (do 1° ao 5° ano) alcançaram média de 7,0 no último Ideb – índice superior ao registrado em 2017, quando a nota foi 6,6.  A pontuação também superou a meta traçada para Araras, que era chegar a 6,9 no Ideb apenas em 2021, ou seja, somente na próxima avaliação.

clique na imagem e saiba mais

No ranking estadual envolvendo os anos iniciais, Araras está na frente de cidades como Campinas, São Paulo, Rio Claro, Leme e Pirassununga. “Os resultados do Ideb 2019 são muito positivos para a rede municipal de educação e demonstram o empenho de toda a equipe pedagógica da Prefeitura para buscar sempre o melhor ensino para os nossos alunos”, comenta o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.

Números positivos também foram registrados entre os estudantes das séries finais (do 6° ao 9° ano) da rede municipal. Após duas avaliações mantendo a pontuação de 5,4 – em 2015 e em 2017, os alunos conseguiram aumentar a nota para 5,6 no ano passado, aproximando-se da meta traçada, que era de 5,8. Em 2017, ela era 5,6, mas não houve aumento da nota, na ocasião. “Sabemos dessa dificuldade nos anos finais do ensino fundamental e já estamos trabalhando para reforçar o aprendizado entre os estudantes do 6° ao 9° ano”, explica Maria Regina Casagrande, diretora de Coordenadoria de Formação Continuada e Aperfeiçoamento Técnico.

Investimentos que aliam tecnologia e educação, como as parcerias Google For Education e Fab Lab, já estão em implantação na rede municipal para estimular ainda mais os estudantes, utilizando ferramentas que fazem parte da vida moderna durante as aulas. O Ideb é um índice calculado com base em dois fatores: aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar; e também notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

A avaliação é aplicada de dois em dois anos, sempre no fim de cada etapa escolar: 5º e 9º ano do ensino fundamental. E é essa nota que foi divulgada pelo MEC esta semana. A prova foi realizada no fim de 2019 pelos alunos de Araras. O Ideb, segundo o Governo Federal, agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10 e também é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.