Em outubro, 1.803 imóveis da cidade foram visitados pelo Setor de Controle de Endemias; índice de infestação está em 0,9, bem próximo do estado de alerta.

A Prefeitura de Araras (SP), por meio do Setor de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de outubro com índice de 0,9, considerado satisfatório pelo Programa Nacional de Controle da Dengue. Foram vistoriados 1.803 imóveis, com 20 amostras larvárias coletadas, sendo 16 do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Apesar do resultado positivo, o índice subiu em relação ao ano passado, quando estava em 0,2, o que preocupa os agentes de saúde. “O índice está próximo do estado de alerta. Por isso, pedimos que a população redobre os cuidados e elimine criadouros”, destacou Luciana Bianco, coordenadora do setor.
Até 14 de outubro, Araras registrou 3.891 casos de dengue e 9 óbitos confirmados. O número de casos caiu com a estiagem, mas o combate deve continuar. A ADL é feita trimestralmente e a próxima ocorrerá em janeiro de 2026.
A população deve eliminar locais com água parada, como vasos, pneus, garrafas, ralos e baldes, e procurar o posto de saúde mais próximo em caso de febre, dor no corpo, manchas ou outros sintomas da doença.