Instituto Adolfo Lutz identifica duas variantes em Limeira, SP

O resultado era esperado pela Secretaria de Saúde, dado o novo comportamento da doença, já observado anteriormente.

Estudo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz identificou duas variantes em pacientes com resultado positivo para Covid-19 em Limeira (SP). Tratam-se das variantes P.1 (de Manaus) e P.2 (do Rio de Janeiro). A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal.

Os resultados foram informados à Secretaria de Saúde de Limeira ontem (21). Para a análise, o instituto colheu cinco amostras aleatórias para fazer o sequenciamento genético necessário para constatar tais variantes.

Em dois pacientes foi identificada a variante P.1 e em outros dois a variante P.2. Em um quinto paciente, foi verificada a linhagem normal da doença (B.1.1.28), que não é variante ou nova linhagem e está em circulação desde o início da pandemia. Segundo a pasta, esse caso é de uma mulher, 82 anos, que foi a óbito. Os demais casos são de dois homens (23 e 49 anos) e duas mulheres (67 e 79 anos), todos recuperados.

O resultado era esperado pela Secretaria de Saúde, dado o novo comportamento da doença, já observado anteriormente. “A confirmação das variantes só reforça a necessidade de mantermos os cuidados que já conhecemos, como o uso de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos e buscar ajuda médica logo nos primeiros sintomas”, afirma o secretário de Saúde, Vitor Santos.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT