Jardim no Inverno: 7 Dicas para cuidar das plantas com a maior parte do tempo nublado

Não é necessário ser um jardineiro especialista no assunto para cuidar bem das plantas o ano todo.

Cuidar do jardim no inverno é importante, na verdade, esse cuidado é necessário o ano todo, inclusive quando as temperaturas estão mais baixas. Entretanto, em diferentes períodos do ano, as plantas precisam de cuidados diferentes.

No inverno, o metabolismo delas desacelera, o que retarda o processo de desenvolvimento que é responsável por armazenar as energias e nutrientes. Esse armazenamento é importante para que as plantas possam florescer no verão, época em que elas estão mais frágeis e suscetíveis ao clima.

Não é necessário ser um jardineiro especialista no assunto para cuidar bem das plantas o ano todo. Independentemente de qual seja o tamanho do seu jardim, mesmo que seja vertical dentro de um apartamento, é necessário cuidar bem dele.

As plantas são seres vivos que precisam de cuidados para estarem sempre saudáveis e bonitas. Com alguns minutos por dia, você cuida das suas plantas durante o inverno e garante que elas estejam preparadas para os períodos mais quentes.

Mas, se você não sabe como cuidar do seu jardim no inverno, não tem problema, neste artigo, vamos falar sobre a importância desses cuidados, dar dicas e mostrar suas vantagens.

Importância de cuidar do jardim no inverno

Por conta do tempo mais frio, as plantas podem sofrer uma variação de temperatura e umidade do ar. Muitas espécies têm até mesmo dificuldades para sobreviver na época mais fria do ano.

No Brasil, apesar de o clima ser mais tropical, em alguns estados, o inverno é mais rigoroso, como no caso da região Sul. Nesses locais, é importante contar com recursos, como pergolado de madeira para jardim.

Para manter um jardim verde e com plantas bonitas e bem cuidadas, é necessário investir em alguns cuidados durante a estação mais fria do ano. Por exemplo, você precisa prestar atenção na quantidade de regas e fazer uma limpeza regular, sendo essas práticas fundamentais nesse período.

Portanto, vamos falar um pouco mais sobre os cuidados com o jardim durante o inverno no próximo tópico.

Como cuidar bem das plantas durante o inverno

Durante o inverno, as plantas precisam de cuidados, mas elas são um pouco diferentes daquilo que fazemos no restante do ano.

Dentre as melhores práticas estão:

1.    Monitorar as regas

Um dos cuidados mais importantes é monitorar a quantidade de regas, principalmente, quando as temperaturas estão muito baixas. Devido às mudanças de umidade, precisamos saber quando as plantas realmente precisam ser regadas.

Uma boa maneira de fazer isso é observar se a terra está seca ou úmida. O aspecto deve ser sempre levemente úmido, mas nunca encharcado, pois se a planta fica molhada por muito tempo, seu crescimento é prejudicado.

Também é fundamental controlar o horário de rega, sendo que o recomendado é molhar a terra nos horários em que a luz do sol está mais forte, por exemplo, ao meio-dia.

Dessa forma, conseguimos evitar a proliferação de fungos.

2.    Eliminar excessos

Assim como você utiliza o melhor produto de manta asfáltica para laje, precisa avaliar os componentes do seu jardim.

Faça uma revisão nos vasos para retirar impurezas, como:

  • Sujeiras;
  • Bolores;
  • Folhas secas;
  • Galhos quebrados;
  •  

Se você encontrar algum tipo de praga no seu jardim, arranque absolutamente tudo o que for necessário, mesmo que ela esteja na raiz de alguma planta. Se o solo estiver úmido, vai ficar mais fácil mexer na terra.

Depois de fazer a limpeza, procure arejar a terra com o auxílio de um aerador ou simplesmente faça furos na superfície para que seja possível entrar água e ar.

3.    Adubar o solo

Além de regar, você precisa dar outras substâncias para suas plantas, para que elas tenham um bom crescimento, mas a quantidade de adubo deve ser menor do que a quantidade usada nos dias quentes.

Isso porque, nessa época, as plantas têm menos capacidade em seu metabolismo para armazenar energia. Você pode usar um aquecedor para torneira para que o momento da rega seja mais agradável em dias mais frios.

Quanto aos adubos, a melhor opção são os orgânicos, feitos com substratos naturais e húmus de minhoca.

Esses compostos ajudam na retenção de água, mantém a beleza das raízes e ajudam a proliferar micro-organismos essenciais para o equilíbrio da terra.

4.    Cobertura de grama

Para proteger bem o solo, a melhor opção é a cobertura de grama, visto que ela é capaz de auxiliar na absorção de líquidos, manter a região mais ativa e preservar a temperatura.

Para utilizar essa cobertura, demarque um espaço e coloque a grama ao redor do jardim. Feito isso, espalhe uma camada de terra adubada na superfície e faça as raspagens normalmente.

Não ande sobre a grama imediatamente após a instalação, pois o gramado precisa de um tempo para se adaptar à terra. O ideal é que esse prazo de adaptação seja de, pelo menos, 15 dias. Com isso, o espaço vai ficar mais verde e forte, tanto no inverno quanto no resto do ano.

5.    Proteger contra o vento

Se você tem uma estufa, é importante contratar uma empresa de limpeza fachada de vidro para manter o lugar sempre limpo e organizado. Agora, se o seu jardim é aberto, precisa proteger as plantas contra o vento gelado e intenso, pois ele arranca galhos e os quebra.

Neste caso, você pode criar uma barreira natural posicionando as plantas mais altas e resistentes na frente do jardim. Quanto às plantas delicadas, elas devem ficar na parte de trás ou no centro, como no caso dos bruxinhos e das casuarinas.

Para criar um ambiente mais elaborado, você pode investir em bambus e instalá-los ao redor do jardim. É uma maneira de prevenir que as plantas se machuquem e ao mesmo tempo decorar o espaço.

6.    Cuidados com frio extremo

As plantas tropicais precisam de proteção redobrada em dias muito frios. Nesse caso, você pode cobri-las com plásticos ou tecidos de TNT, principalmente durante a noite.

Assim como a caixa dágua cisterna precisa ficar fechada, as plantas tropicais também precisam durante o inverno.

Utilize um arco de arame para fazer a cobertura, coloque o tecido por cima e prenda-o com tijolos. Uma alternativa simples e barata que vai proteger as suas plantinhas.

7.    Cultivar plantas da estação

Para deixar o seu jardim ainda mais bonito durante o inverno, sempre com plantas bonitas e saudáveis, você pode cultivar espécies adequadas para os dias mais frios, tais como:

  • Ipê-Amarelo;
  • Ciclame;
  • Gérbera;
  •  

Entretanto, essas espécies devem ser plantadas antes do inverno, pois durante a estação mais fria do ano, elas têm mais dificuldades para se adaptarem ao solo.

Vantagens de ter um jardim

As pessoas estão sempre procurando maneiras de deixar seus lares melhores, utilizando recursos como rede de proteção para janelas.

Mas, você sabia que o jardim também traz muitos benefícios? São eles:

Ajuda a relaxar

As plantas, independentemente de sua espécie, têm um alto poder de relaxamento. O contato com a natureza e suas cores nos ajuda a relaxar.

De acordo com a NASA, uma planta chamada violeta africana ajuda a liberar adrenalina de nosso corpo e aumenta os níveis de energia e oxigenação, o que traz sensação de relaxamento.

Muitos óleos essenciais são derivados de diferentes plantas, visto que elas possuem poder fitoterápico de relaxamento e controle de ansiedade.

Estimula a criatividade

As pessoas que dependem de criatividade e concentração para trabalhar podem se beneficiar do jardim.

Uma empresa de pintura residencial SP melhora e renova o aspecto do imóvel, e as cores das folhas ajudam a energizar o espaço e trazem inspiração e concentração para quem está no ambiente.

Umidifica o ar

Durante a transpiração, as plantas liberam umidade, deixando o ambiente mais agradável e amenizando o calor.

Elas cumprem exatamente o mesmo papel dos umidificadores, mas sem consumir energia e de maneira natural. Para isso, as espécies mais adequadas são lírio-da-paz e babosa.

Deixa a decoração mais bonita

Junto com a madeira ecológica para deck, o jardim deixa sua decoração muito mais bonita e elegante. Ele transmite um ar mais rústico ao ambiente e traz sensação de tranquilidade, por isso, mesmo que você more em apartamento, pode criar um belo jardim vertical.

Conclusão

Durante o inverno, nós mudamos a nossa alimentação e utilizamos roupas mais quentes, ou seja, investimos em cuidados para garantir o nosso bem-estar. As plantas também precisam de cuidados diferentes para que se mantenham fortes, saudáveis e bonitas.

Ao seguir as dicas que mostramos ao longo deste texto, você vai garantir o bem-estar do seu jardim e prepará-lo para as estações mais quentes. Muito mais do que ter um jardim bem cuidado o ano todo, é uma forma de valorizar esses seres que trazem tantos benefícios para o dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT