Jovem morre após passar mal em esteira de academia

Funcionários prestaram os primeiros socorros a Daniel Kolanscki e um fisioterapeuta realizou a massagem cardíaca até a chegada do Samu.

Um jovem de 24 anos morreu, na manhã desta quinta-feira (5), depois de passar mal em uma academia no bairro Castelo, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com alunos que treinam no local, ele desligou a esteira às 9h52 e caiu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e duas ambulâncias chegaram à academia Contorno do Corpo cerca de 25 minutos depois.

Funcionários prestaram os primeiros socorros a Daniel Kolanscki e um fisioterapeuta realizou a massagem cardíaca até a chegada do Samu. Ainda segundo testemunhas, o Desfibrilador Externo Automático (DEA) da academia não estava funcionando há dois meses e os funcionários não sabiam como usá-lo.

A academia Contorno do Corpo informou que “o equipamento está em perfeito estado de utilização, e possuímos sim funcionários treinados. Infelizmente, todos os procedimentos realizados não concluíram em uma reanimação do aluno”.

O Samu tentou reanimá-lo por 28 minutos, usando o desfibrilador quatro vezes. A perícia esteve na academia e o corpo foi retirado pelo Instituto Médico-Legal (IML).

Polícia Civil investiga morte de jovem de 24 anos que morreu em academia no bairro Castelo, em Belo Horizonte — Foto: Danilo Girundi/TV Globo

Nota da academia Contorno do Corpo

“Em atenção ao ocorrido em seu estabelecimento na data de hoje (05/12/2019), a Academia Contorno do Corpo se solidariza com a dor dos familiares e amigos do jovem que sofreu um mal súbito no interior do seu estabelecimento, vindo a falecer posteriormente. Informa que vem prestando todo o suporte necessário aos mesmos.

Neste momento de profunda dor, bem como diante da consternação que o fato causou, em respeito a todos, as atividades comerciais foram encerradas às 10:45h e retornarão apenas amanhã (06/12/2019).

Por oportuno, a academia esclarece que prestou toda a assistência tão logo constatou que o jovem havia sofrido um mal súbito durante a realização de exercícios na esteira, acionando, inclusive, o SAMU imediatamente, que ao chegar ao local também buscou reanimar a vítima. Entretanto, apesar dos esforços de todos os envolvidos, o jovem acabou vindo a óbito.

A academia salienta, ainda, que se encontra em total conformidade com os regramentos legais para a prestação dos seus serviços, além de atuar sempre respeitando as normas que lhe são aplicáveis.

Diante do fatídico evento, aguardará a conclusão das investigações sobre o mal súbito acometido ao jovem”.

VEJA TAMBÉM: Bandidos assaltam loja de roupas no Centro de Hortolândia, SP