Jovens universitários ajudam pequeno negócio a se profissionalizar e entrar no mercado

O objetivo é de contribuir com o crescimento do Micro e Pequeno Empreendedor, através de consultorias de baixo custo.

Foi através de uma consultoria em alimentos, que a Qualimentos Jr. (Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos da USP de Pirassununga (SP), conseguiu fazer com que o seu cliente melhorasse a qualidade do produto, que era produzido de forma caseira. O objetivo do cliente era de profissionalizar o empreendimento e entrar no mercado, expandindo assim o seu negócio.

A falta de dinheiro para investir, tem sido um dos fatores que dificulta o crescimento do Micro e Pequeno Empreendedor no Brasil. Aí que entra o papel das Empresas Juniores, oferecendo soluções de qualidade a um custo acessível. Empresas Juniores são empresas sem fins lucrativos que oferecem serviços e consultorias como empresas comuns do mercado, geralmente por preços 35% abaixo do mercado. Além disso, são completamente geridas por alunos da graduação com respaldo de professores da universidade. O objetivo é fomentar o empreendedorismo no meio universitário é colocar em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula.

clique na imagem e saiba mais

Thiago, dono do empreendimento, produzia junto com a sua mãe discos de pizzas, com uma receita familiar bem tradicional. Eles residem em Guatapará (SP) e costumavam vender sobre encomenda para outras pessoas, mas queriam expandir essas vendas para mercados da região.

Eles tentaram implementar o produto em um mercado da cidade, mas a maior reclamação do dono do mercado era que as massas precisavam ficar em gôndolas resfriadas para durar, se não estragavam muito rápido, e dava prejuízo para mercado. Eles observaram que as marcas concorrentes não ficavam nas gondolas refrigeradas, pois tinha produtos mais importantes para se manter refrigerado, portanto, não era uma boa opção.

Assim, o Thiago entrou em contato com a Qualimentos Jr, com o objetivo de aumentar o prazo de validade das massas, bem como melhorar a textura delas, as quais acabavam ficando meio quebradiças. Também foi pedida a elaboração de uma rotulagem para o produto estar de acordo com as normas da legislação.

O projeto durou cerca de 5 meses, pois o Thiago estava tendo problemas para encontrar o conservante a ser utilizado. A Qualimentos conseguiu ajudar ele nesse aspecto, eles articularam com uma empresa, e conseguiram amostras grátis, que foram enviadas para o Thiago, permitindo ele realizar os testes indicados.

No final do projeto, como resultado, o produto que durava 7 dias sem refrigeração, passou a durar 1 mês. E o problema referente a textura da massa foi sanado, ficando macia e do jeito que foi solicitado. Para conseguir esse resultado, a Qualimentos atrelou uma embalagem mais adequada, com método de fechamento mais adequado também, junto com um conservante em quantidades autorizadas pela ANVISA. Eles também elaboraram uma rotulagem para o produto, com um visual mais chamativo.

Conversamos com Lethicia Souza, Diretora de Vendas da Qualimentos Jr, ela participou durante todas as etapas do projeto e nos disse: “Durante o projeto tivemos um grande desafio de atrelar o aumento da vida de prateleira, garantindo um ótimo custo benefício sem tirar a originalidade da receita familiar. O resultado final foi de grande impacto, a durabilidade dos discos de pizza aumentou em 4 vezes, permitindo que os discos ficassem armazenados em temperatura ambiente durante 1 mês sem perder a sua qualidade”

Ela ainda acrescentou: “O resultado final do projeto, auxiliou na expansão das vendas do produto e consolidação da marca na região, pois com uma durabilidade maior, passou a ser atrativo a novos centros comerciais, como supermercados.”

Alguns meses após o término do projeto, os membros da Qualimentos conversaram com o Thiago, quem deixou o seguinte depoimento: “A Qualimentos Jr, foi como um norte, tornando o produto mais profissional. O atendimento é excelente onde todas as minhas dúvidas foram sanadas. Aprendi com novas experiências que fizeram meu negócio das os primeiros passos para o sucesso.” Numa pesquisa de satisfação sobre o projeto, ele avaliou com nota 10 o trabalho da Empresa Júnior.

Assim como a Qualimentos Jr, dentro do pais existem centenas de casos onde as Empresas estão contribuindo nos sonhos das pessoas, principalmente dos Micro e Pequeno Empreendedores, isto através de soluções de impacto a baixo custo.

O Núcleo São Carlos representa as Empresas Juniores aqui na região. São cerca de 1200 jovens, representando 53 empresas juniores das mais diversas áreas de atuação, em 12 cidades e 10 Instituições de Ensino Superior.