Landing pages: Ideias que podem te gerar vendas!

Ao invés de ter essa divulgação dentro de um site, com outras informações, a landing page foca em um conteúdo específico.

As landing pages são plataformas que, assim como sites, disponibilizam conteúdos em um domínio. No entanto, a principal diferença entre esses dois tipos de endereços é que essa primeira possui uma única página, geralmente destinada a um tipo de venda específica.

Você provavelmente já deve ter entrado em uma landing page, que tem como principal característica a presença de diferentes categorias, dispostas uma seguida da outra.

Não é à toa que essa página traz uma facilidade de campanhas e vendas específicas de empresas de transportadora mudanças residenciais, muitas das vezes ajudando o setor responsável a atingir seus clientes, principalmente no que diz respeito à captação de leads.

Isso acontece a partir da retenção de informações dentro da landing page, uma vez que ocorre a entrega de algo, sejam informações ou materiais gratuitos, como um e-book sobre a criação de conteúdos digitais voltados para um tema específico, a depender do negócio.

De modo a entender melhor as funcionalidades das landing pages, veremos neste artigo a colocação do conceito desse tipo de página, alguns dos principais resultados positivos que ele pode agregar e principais dicas para fazer a melhor página para vendas. Acompanhe!

Definindo landing pages

As landing pages, ou páginas de aterrissagem, em tradução livre, são formatos de sites destinados a quase sempre uma única função, como a venda de um produto ou serviço específico de uma empresa.

Ao invés de ter essa divulgação dentro de um site, com outras informações, a landing page foca em um conteúdo específico.

Por exemplo, uma empresa de caixa de papelão pequena acaba de lançar um novo produto e, para conquistar clientes online por meio da captação de seus dados, cria uma landing page.

Em muitos casos, essa página de aterrissagem também é utilizada para a divulgação de ações, eventos e também para o compartilhamento de materiais produzidos por uma companhia, que contam como conteúdos essenciais para fisgar um lead, o potencial cliente.

Isso tudo acontece a partir da criação de uma estratégia de marketing de conteúdo, onde um negócio de capa violão acolchoada decide mostrar informações que podem ser preciosas e até mesmo essenciais para o seu público-alvo, em diferentes formatos.

A partir daí, inicia-se a organização desse conteúdo dentro da página, sua explicação completa, de forma concisa, e também a busca por dados do visitante em um formulário.

Este, inclusive, é um dos principais elementos presentes em uma landing page, capaz de recolher informações importantes, que ajudam a companhia a reconhecer o seu cliente, bem como a segmentá-lo de acordo com desejos, facilitando estratégias.

Por isso, para as equipes de venda a landing page é essencial, contribuindo para a valorização da empresa, a partir de seus conteúdos e para a compreensão do lead.

Resultados positivos que essa estratégia traz

Ao compreendermos a organização e o significado de uma landing page, fica mais fácil pontuarmos questões que são impactadas positivamente com o uso dessa página, agregando vantagens essenciais para empresas de miniatura de carro. São elas:

Entendimento do lead

A partir do preenchimento de informações dentro de um formulário, é possível que a landing page forneça dados completos sobre o cliente ideal, agregando um reconhecimento importante por parte da marca, que consegue determinar melhor suas estratégias.

Por exemplo, a partir dos levantamentos de dados feitos com uma landing page que tem foco na distribuição de um e-book sobre tenda para festa, é possível entender que consumidor tem:

  • Gênero masculino;
  • Trabalha com eventos;
  • Possui entre 30 e 52 anos;
  • Mora na região sul de uma cidade.

 

Saber esses tópicos de maneira mais direcionada agrega maior relevância em meio às estratégias da empresa, principalmente aquelas relacionadas à venda, que necessitam de um entendimento sobre linguagem, melhores canais para comunicação, dentre outros.

Segmentação do lead

Além da compreensão sobre tópicos que caracterizam o lead, é possível entender as diferentes segmentações existentes dentro de um mesmo processo de vendas, entendendo cada prioridade do consumidor e direcionando grupos específicos de interesse.

Portanto, ainda por meio do formulário ou na inscrição para receber o download de um material, saber do lead mais qualificado e aquele que precisa ser educado torna-se possível.

Isso direciona diferentes estratégias de vendas dentro de uma gráfica de impressão colorida preço, transformando processos que poderiam ser mais generalizados em formas de contato mais específicas, tendo muito mais chances de acertar nas ações realizadas.

Permite testes A/B

Os testes A/B são modos de reconhecimento de padrões de interesse pelo público-alvo de uma empresa, principalmente em relação à experiência em uma página. Por meio da criação de um site, em dois modelos, fica fácil reconhecer qual o que melhor fez sucesso.

Em meio a isso, alguns pontos entram em consideração, como o caso de uma identidade visual diferenciada e uma comunicação textual com linguagens e frases que chamam a atenção.

O teste também contabiliza o número de acesso e o tempo de permanência na página, o que também ajuda a compreender outros pontos importantes, relacionados à usabilidade, algo que, apesar de pequeno, faz uma grande diferença nos resultados.

Dicas para construir a landing page ideal

A seguir, vamos conferir algumas das principais dicas de construção para uma landing page ideal, contando com pontos vistos dentro daquelas páginas de maior sucesso, de empresas dos mais diferentes ramos, como um aluguel de pista de dança casamento.

Saiba mais sobre nos tópicos abaixo:

1. Informação precisa

A grande diferença de landing pages e outras páginas, como os websites, é o foco que ela dá em questão de suas informações. Quanto mais bem desenvolvido, conciso e delimitado no contexto da estratégia de vendas utilizada, melhor o conteúdo será entendido.

Uma boa dica para isso é começar a estabelecer as escritas em palavras ou frases, destacando aquelas que podem ser bem fechadas e essenciais para a compreensão.

Outra forma de trazer maior entendimento para a parte escrita é começar a trabalhar conceitos de UX, ou User Experience, uma forma de desenvolvimento de comunicação baseado na otimização textual voltada a utilização de dispositivos móveis e apps.

2. Foco na comunicação visual

A comunicação visual também atua de forma ativa no sucesso das landing pages. Por serem naturalmente enxutas, essas páginas precisam mostrar uma identidade, que chame atenção e consiga de fato informar ao cliente, sem pesar ou deixar dúvidas.

No caso de estratégias de vendas específicas, como no lançamento de um agasalho esportivo infantil, o ideal é organizar uma forma de comunicação visual que seja igual à campanha que foi feita.

A página e todos os seus recursos visuais devem seguir um padrão determinado, que pode indicar ao lead uma continuidade de informações, fazendo com que ele entenda cada parte da página e os caminhos que deve seguir, como assistir a um vídeo, e assim por diante.

3. Máximo carregamento

Algo que influencia fortemente no sucesso de uma página é a usabilidade que ela agrega que, neste caso, pode estar representada tanto pela facilidade de se locomover pela landing page, quanto no carregamento de cada item e categoria, de forma rápida.

Isso porque a demora em carregar um site pode ser determinante para uma desistência do usuário, ainda nos momentos de carregamento inicial, ao entrar na landing page.

Para isso, é vital cuidar de uma boa hospedagem, dando espaços suficientes para todas as mídias e documentos na página e estabelecer uma apropriação para o dispositivo que é utilizado, entendendo quando opta-se por computadores ou celulares.

4. O formulário é essencial

O formulário é a base do trabalho de captação de dados no interior de uma landing page, o que indica uma preocupação a mais tanto em sua concepção, quanto nos melhores espaços para que esteja, sem atrapalhar o usuário e trazendo uma junção ao conteúdo.

Alguns dados básicos não devem faltar dentro do formulário, independente do tipo de empresa ou do produto ou serviço que é vendido são:

  • Nome;
  • Profissão;
  • Idade;
  • Localidade;
  • Produto ou serviço de interesse.

 

Além disso, é importante que haja botões de Call To Action (CTA) pela página, nas proximidades do formulário, auxiliando na captação de informações, a partir da indução da realização de uma ação.

Considerações finais

A landing page, considerada uma página única de um site, é utilizada em sua maioria em estratégias de vendas, trabalhando essencialmente para o direcionamento de alguma ação específica, como na visualização de conteúdos e recolhimento de dados.

Entender seu conceito e, principalmente, sua funcionalidade, são pontos essenciais, que influenciam sua criação e algumas preocupações relacionadas à usabilidade, como a rapidez do site ou ainda a disposição de pontos visuais e textuais.

Com isso em mente, torna-se muito mais fácil viabilizar a melhor estratégia de venda para a sua empresa, captando um maior número de leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT