Lavadora frontal: como escolher a sua?

Saiba como encontrar o modelo ideal para facilitar seu dia a dia.

A lavadora de roupas é um dos aparelhos eletrodomésticos que não podem faltar numa casa. É ela que executa, a um toque de botão, a lavagem de roupas antes tão complicada e pesada, poupando muito tempo e esforço de pessoas com rotinas mais agitadas.

Entre os modelos de máquina de lavar roupa presentes atualmente no mercado estão as com abertura superior e a frontal ou front load. A frontal é perfeita para as pessoas que moram em lugares pequenos e gostariam de colocar o aparelho embaixo de uma bancada ou suspendê-la na parede, além de ser um grande auxílio para aqueles que não podem carregar peso, como o de bacias de roupas.

Modo de lavagem

Enquanto as lavadoras com abertura superior funcionam por meio de um sistema de agitação provocada pelo movimento das pás, as frontais operam com um sistema de tombamento, ou seja, as roupas são limpas devido ao atrito com o movimento do cesto.

Entre as vantagens apresentadas pelo sistema das front load estão uma leve economia de energia e maior durabilidade quando comparadas às de abertura superior. Além disso, as pás dos modelos tradicionais desgastam mais rapidamente as roupas e ocupam um espaço que poderia ser utilizado.

No entanto, as máquinas de lavar frontais não podem ter seu funcionamento interrompido para acrescentar mais itens, como no caso das convencionais, uma vez que a água pode escorrer para o chão.

Perfil do comprador

Na hora de adquirir uma máquina de lavar frontal, é importante levar em conta o perfil da pessoa que irá utilizá-la. Há no mercado modelos com diferentes tamanhos, preços e funções. Portanto, chegar à conclusão correta é essencial para não se arrepender depois. Abaixo, veja algumas sugestões do que considerar:

Número de moradores

A relação de número de moradores serve para saber quantos quilos de roupas sujas serão produzidos por dia. Lavadoras com capacidade de 5 kg atendem bem uma única pessoa. Já para duas pessoas, o ideal seria uma de 10 kg. Famílias numerosas, por exemplo, requerem um aparelho com 15 kg.

Tipos de roupas

Se camisetas, shorts e jeans representarem a grande maioria das roupas sujas que necessitam ser lavadas diariamente, uma máquina com funções básicas é mais do que o essencial.

Porém, se peças mais sensíveis como camisas de algodão ou vestuários com bordados e apliques forem parte do seu cotidiano, é preferível optar por um eletrodoméstico com modos e ciclos específicos para isso, evitando assim ter que lavá-las na mão.

Sua condição financeira

Fazer um planejamento para investir em um produto muitas vezes pode requerer mais do que você pode gastar no momento. Máquinas mais baratas muitas vezes não são capazes de atender suas necessidades, fazendo com que talvez seja melhor aguardar mais um pouco antes de bater o martelo.

A quantidade de energia utilizada pelo modelo em questão também pode interferir na conta de luz no final do mês e, consequentemente, no seu orçamento. Dessa forma, lembre-se de colocar na ponta do lápis todos os gastos que você terá com o eletrodoméstico e as vantagens e desvantagens de cada tipo.

Casa ou apartamento

A maioria das lavadoras frontais são do tipo “dois aparelhos em um”: lavam e secam, o que é muito útil para quem mora em apartamento ou regiões com poucos dias ensolarados. No entanto, é aconselhado olhar a planta de sua lavanderia antes de realizar a compra.

Muitas vezes o modelo escolhido não cabe na configuração de sua residência ou, devido ao tamanho, pode atrapalhar a passagem por lá. As top load costumam pegar um pouco mais espaço com sua abertura frontal e podem não ser a melhor escolha para ambientes com pouca largura.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT