Limite emergencial: saiba como solicitar e os riscos

Anúncio

Neste artigo, falaremos mais sobre o funcionamento do limite emergencial, listando os seus prós e contras, além das maneiras de solicitá-lo. Confira.

Nem todos têm acesso a um cartão de crédito com limite alto; da mesma forma, nem todos conseguem manter as dívidas em dia – em especial durante momentos de crise, como os que temos enfrentado coletivamente.

Embora os cartões de crédito sejam muito úteis para auxiliar no pagamento de produtos altos ou em situações emergenciais, eles podem causar bastante dor de cabeça se não forem monitorados.

O limite emergencial de crédito, tema principal deste artigo, também sofre dessa dualidade: ao mesmo tempo em que pode auxiliar o usuário em momentos de necessidade ou emergência, ele também pode pegá-lo de surpresa, desestabilizando o seu controle financeiro ou gerando ainda mais dívidas.

Neste artigo, falaremos mais sobre o funcionamento do limite emergencial, listando os seus prós e contras, além das maneiras de solicitá-lo. Confira.

O que é limite emergencial de crédito?

Como o próprio nome sugere, trata-se de um serviço, oferecido por algumas instituições financeiras, que tem como objetivo permitir que o cliente faça compras em valores acima do limite disponível do cartão de crédito.

A contratação do serviço pode ser feita de diversas formas: há bancos que permitem que o usuário solicite o limite através de aplicativos, linhas telefônicas, internet banking ou em sua própria agência, enquanto outros ativam o limite automaticamente.

Contratação do limite emergencial: como os principais bancos atuam

Como já comentamos, os critérios para aprovação de crédito emergencial variam de uma instituição para outra. As mais influentes do mercado atuam da seguinte maneira:

Itaú

De acordo com informações disponibilizadas na plataforma oficial do Itaú, é preciso acessar a conta corrente e buscar pela opção “Avaliação emergencial de crédito”.

O serviço – que não é isento de taxas, bom salientar – não é disponibilizado automaticamente; assim, o cliente deve aguardar pela liberação do banco para fazer as compras ou pagamentos desejados.

Para cancelar o limite emergencial, é preciso falar diretamente com um atendente do Itaú.

Banco do Brasil

Para ter acesso ao limite emergencial, o cliente do Banco do Brasil precisa fazer a adesão à Avaliação Emergencial de Crédito, disponível no site oficial da companhia (e que também pode ser solicitada em agências ou através do aplicativo oficial do BB).

Transações aprovadas com utilização do limite extra estão sujeitas a taxas, as quais são cobradas uma vez por mês, diretamente na fatura do cartão.

Nubank

O Nubank funciona de uma maneira um pouco diferente. No aplicativo, é possível solicitar um aumento no limite de crédito – isso não significa, no entanto, que o usuário terá acesso ao valor que deseja, uma vez que a aprovação depende de uma série de fatores.

Se você já tem um limite alto, mas precisa de dinheiro para realizar uma viagem ou para cobrir problemas de última hora, existe uma forma de solicitar uma espécie de crédito emergencial, ainda que não possua esse nome no app.

Para fazer isso é simples: após acessar o aplicativo do Nubank, clique em “ajustar limite”. Depois, em “pedir aumento de limite total”.

Escolha o valor desejado e, então, clique em “pedir mais limite”. Você terá que informar a razão pela qual está fazendo isso entre as listadas e, então, enviar o seu pedido.

É preciso então entrar em contato com o banco, solicitando informações sobre o seu pedido. Não faça compras antes que o Nubank confirme o aumento do limite: do contrário, você poderá ter o seu cartão recusado em algum estabelecimento.

Bradesco

Assim como outros bancos já citados nessa lista, o Bradesco pede ao usuário que faça uma solicitação emergencial de crédito, sujeita a autorização.

A taxa de utilização do limite extra é cobrada por ciclo mensal e pode variar de acordo com o perfil do cliente. Para saber os valores vigentes, é preciso entrar em contato diretamente com os canais de atendimento do Bradesco.

Para solicitar a Avaliação Emergencial para fazer saques, pagamentos ou autorizar compras além do limite do cartão de crédito, o cliente pode utilizar o aplicativo, os totens de autoatendimento ou ligar para o Fone Fácil, disponível pelos telefones 4002 0022 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 570 0022 (demais regiões).

Banco Inter

Uma exceção: o Inter não possui crédito emergencial. Isso não impede, no entanto, que a instituição ofereça outras vantagens.

Com a utilização do cartão de crédito do Inter, a companhia periodicamente faz uma reanálise no limite de crédito. Sempre que isso acontecer, o cliente receberá um e-mail com informações sobre o seu novo limite, para que possa se programar melhor.

Para ter um limite maior, é importante que o usuário habitue-se a realizar o pagamento integral de suas faturas, utilize a maior parte dos serviços da Conta Digital e prefira fazer os seus pagamentos com a função crédito do cartão.