Limpeza correta de roupas de cama de hotéis

Descubra como oferecer tecidos bem cuidados, macios, higienizados e limpos aos clientes do seu hotel.

Para agradar os clientes de seu hotel e fazê-los sentir em casa a ponto de não querer ir embora, a limpeza correta das roupas de cama é essencial. Principalmente após o período de pandemia, em que a higienização se tornou obrigatória por questões de saúde e segurança.

Veja, a seguir, dicas poderosas para lavar as roupas de camas de hotéis. Seja para você que é do ramo hoteleiro ou para você que quer a mesma qualidade de limpeza na cama da sua casa. Cada detalhe citado aqui não pode faltar na higienização dos lençóis, fronhas, colcha, protetor de colchões, travesseiros, edredons e cobertores.

Aprenda desde os produtos de limpeza ideais para utilizar até como conservar as roupas de cama para aumentar sua durabilidade. Você ou o seu cliente, com certeza, vão ter mais conforto e comodidade ao descansar em um lugar limpo e cheiroso.

Comece escolhendo os produtos certos

O cuidado com as roupas de cama deve ser antes mesmo da lavagem, quando você for comprar os produtos. Se você escolher itens de qualidade, você vai ter produtos macios, com boa aparência, com maior vida útil e, consequentemente, vai evitar despesas extras.

Primeiramente, escolha tecidos macios e de boa qualidade, de preferência peças confeccionadas em 100% algodão, percal (tecidos por ligamento entre trama e urdume) ou mistos (50% algodão e 50% poliéster em mistura íntima).

Depois, a próxima dica é escolher peças brancas. Essa cor é mais difícil de desbotar, mais fácil de remover manchas e passa a sensação de um ambiente limpo, neutro e organizado. Além de que é mais fácil encontrar roupas de cama nessa cor, o que facilita eventuais reposições.

Conserve as peças

Além de investir no produto certo, é necessário tomar bastante cuidado ao conservar as roupas de cama e cobertores. Guarde os itens em locais arejados e sem umidade para evitar mofo. Além disso, evite colocá-los perto de produtos químicos, para que o cheiro não passe para o tecido ou os manche.

Outro detalhe que vai ajudar muito na conservação é fazer um rodízio das peças. Se você não usar o produto logo após ele ser lavado, você vai ajudar a regenerar as fibras dos fios do tecido, além de mudar um pouco a aparência da acomodação.

Lave e higienize corretamente as peças

A lavagem das roupas de cama é a chave para oferecer ao cliente uma boa experiência no hotel. Para garantir tecidos limpos, cheirosos, higienizados e bem passados, tenha bastante cuidado com essa etapa.

Se você terceirizar a lavagem, acompanhe de perto todo o processo da limpeza. Tenha total ciência de como são feitas a higienização e a preservação do tecido. Se isso for feito errado, as peças vão ter menos durabilidade. E corre um grande risco de o seu cliente receber itens que não os agradem. Se a lavagem é por sua conta, veja algumas dicas que vão te ajudar muito:

  • a lavagem deve ser feita em alta temperatura (40 a 60 graus). Se lavar na água fria, as bactérias e os ácaros não serão eliminados. Além disso, a água quente ajuda a tirar as manchas, a desinfetar e a manter o tecido mais branco. Entretanto, não lave em temperatura muito alta, pois isso pode danificar as fibras dos tecidos;
  • utilize 80% da capacidade da máquina para que as peças sejam lavadas perfeitamente.
  • use vinagre na lavagem (cerca de 100ml no compartimento de amaciante). Isso ajuda a eliminar manchas, as marcas de sabão e nódoas;
  • para remover manchas de molho de tomate, deixe os itens de molho com WD-40 por 10 minutos antes de começar a lavar;
  • bicarbonato de sódio ajuda a remover mau cheiro e o amarelado do tecido. Coloque meia xícara na máquina;
  • coloque as roupas para secar ao ar livre. Ou, se preferir usar uma secadora, coloque uma bola de tênis no tambor para deixar o tecido macio e fofo.
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP