Lista: conheça 10 ONGs que promovem o consumo consciente

No Brasil, há diversas ONGs dedicadas ao consumo consciente, desenvolvendo projetos para fazer a sociedade repensar hábitos e se preocupar com o impacto ambiental de suas ações.

Desmatamento, poluição do ar e das águas, descarte incorreto de resíduos: todos esses são problemas enfrentados pela sociedade atual e que colocam o futuro do planeta em risco. Além disso, são problemas que, muitas vezes, estão diretamente ligados a um modelo de consumo desenfreado, que gera uma grande quantidade de lixo. A boa notícia é que todos podem contribuir para a mudança desse cenário e um primeiro passo possível é o consumo consciente.

O consumo consciente inclui aspectos como a separação do lixo, a reutilização de embalagens e materiais, e a preferência por produtos duráveis e que não agridam o meio ambiente.

Pensando no poder dessas pequenas mudanças de hábitos, principalmente quando adotadas por um grande número de pessoas, diversas ONGs desenvolvem iniciativas para promover o consumo consciente. A seguir, confira 10 organizações brasileiras com trabalhos neste sentido.

1. Banco de Alimentos

Atuação nacional

Site: Banco de Alimentos

O que faz: A ONG recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão aptos para consumo, e os distribui em entidades sociais cadastradas no projeto. Além de reduzir a quantidade de lixo, o projeto tem o objetivo de melhorar a nutrição de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo, todos os dias.

2. Ecotece

Atuação: São Paulo, SP

Site: Ecotece

O que faz: A entidade promove o “Vestir Consciente”, desenvolvendo projetos de educação sobre o impacto social da moda. Dentre as frentes de atuação da ONG estão Agência de Criação e Conhecimento, Projetos Sociais, e Produtos Ecológicos que geram renda e seguem os valores da organização.

3. Flor Generosa

Atuação: Rio de Janeiro, RJ

Site: Flor Generosa

O que faz: A ONG recolhe arranjos de flores usados em festas, para as flores serem reutilizadas na confecção de buquês. Os buquês são destinados aos idosos residentes de casas de repouso. As ações são realizadas uma ou duas vezes por mês, sempre aos domingos.

4. Good Truck

Atuação: São Paulo e Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR)

Site: Good Truck

O que faz: A ONG resgata alimentos que seriam desperdiçados e prepara refeições para pessoas em situação de rua e moradores de comunidades periféricas. A entidade atua por meio de parcerias com restaurantes, supermercados e até mesmo a indústria, com o objetivo de levar comida de onde sobra para onde falta.

5. Impacto das Cores

Atuação: Rio de Janeiro, RJ

Site: Impacto das Cores

O que faz: É um projeto que busca reaproveitar sobras de tintas para pintar favelas na cidade, dando um novo significado para esses espaços. A ONG também busca iniciar um diálogo e conscientização sobre o impacto ambiental do lixo.

6. Instituto Bióleo de Desenvolvimento Sustentável

Atuação nacional

Site: Instituto Bióleo de Desenvolvimento Sustentável

O que faz: A ONG trabalha na reciclagem do óleo de fritura para a produção de bioenergia, entre as quais o biodiesel, com o objetivo de mitigar os impactos ambientais negativos gerados com o descarte incorreto do óleo de cozinha usado.

7. Instituto Trevo

Atuação nacional

Site: Instituto Trevo

O que faz: A ONG recicla os resíduos de óleo e gordura de fritura para impedir que poluam rios e represas. Oferece às indústrias de biodiesel os resíduos coletados, dando a elas uma matéria-prima mais barata e ecologicamente correta. A ONG ainda trabalha junto ao poder público para desenvolver uma educação ecológica para a população brasileira.

8. Recicleiros

Atuação nacional

Site: Recicleiros

O que faz: A entidade atua na conexão entre pessoas, governos municipais e empresas, fornecendo materiais recicláveis pós-consumo com garantia de origem e rastreabilidade. A organização também incentiva cooperativas a capacitarem catadores de material reciclável para que se qualifiquem como empreendedores e conquistem a emancipação sustentável de seus empreendimentos. A entidade ainda realiza trabalhos com prefeituras para que elas elaborem e implementem políticas públicas para a coleta seletiva e reciclagem.

9. Santos Lixo Zero

Atuação: Santos, SP

Site: Santos Lixo Zero

O que faz:  A ONG tem o objetivo de despertar a consciência ambiental e ensinar sobre o movimento “Zero Waste”, por meio de palestras, oficinas e fóruns. A organização também realiza eventos como limpeza de praias, reciclagem de eletrônicos e feiras de produtos orgânicos, para promover a causa.

10. Sustentarea

Atuação: São Paulo, SP

Site: Sustentarea

O que faz: Promove educação sobre o impacto da alimentação no meio ambiente. A organização produz uma variedade de conteúdos, como revistas, artigos online, receitas e um podcast, ensinando maneiras mais conscientes de se alimentar.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP