Livros exigidos nos vestibulares da Fuvest e Unicamp são disponibilizados na Biblioteca Municipal de Araras, SP

clique na imagem e saiba mais

Empréstimos gratuitos dos livros acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Biblioteca Municipal Martinico Prado disponibiliza os livros exigidos nos vestibulares 2021 da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

No local, os vestibulandos poderão encontrar todas as leituras obrigatórias da Fuvest, que são: “A Relíquia”, de Eça de Queirós, “Angústia”, de Graciliano Ramos, “Campo Geral”, de Guimarães Rosa, “Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade, “Mayombe”, de Pepetela, “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho, “Poema Escolhidos”, de Gregório de Matos, “Quincas Borba”, de Machado de Assis, e “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles.

Já da lista da Unicamp, a maioria das obras necessárias do vestibular estão à disposição para empréstimo – entre os títulos estão “A teus pés”, de Ana Cristina César, “Sermões”, do Padre Antonio Vieira, “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, “História do Cerco de Lisboa”, de José Saramago, “A falência”, de Julia Lopes de Almeida, “Sonetos”, de Luís da Camões, “O espelho”, de Machado de Assis, “A cabra vadia”, de Nelson Rodrigues, “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC, e “O Ateneu”, de Raul Pompeia.

“Ressalto que das 21 obras solicitadas, nós não temos duas: “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles e “O marinheiro”, de Fernando Pessoa. Os dois livros são solicitados para o vestibular da Unicamp. Da Fuvest,  nós temos todas as obras exigidas”, disse Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Segundo a diretoria da Biblioteca, a obra mais emprestada do espaço, nos dois primeiros meses de 2020, foi  um livro exigido para o vestibular da Fuvest: “Quincas Borba”, de Machado de Assis. “Registramos um aumento de 10% no número de empréstimos ao compararmos os meses de janeiro e fevereiro com o mesmo período de 2019. O mesmo aconteceu com o número de novos cadastros: aumento de 13%”, completou Bastos.

Quero emprestar um livro. Como eu faço?

Emprestar livros da Biblioteca Municipal é muito fácil. Basta realizar cadastro no local, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 8,55.  Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. No site da Prefeitura Municipal (www.araras.sp.gov.br), há possibilidade de consultar o acervo do local, clicando no ícone “Biblioteca Municipal”. São mais de 35 mil exemplares à disposição dos leitores.

A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua Dr. Armando Sales de Oliveira, Centro.

 

Lista de livros

Fuvest: A Relíquia – Eça de Queirós; Angústia – Graciliano Ramos; Campo Geral – Guimarães Rosa; Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade; Mayombe – Pepetela; Nove Noites – Bernardo Carvalho; Poema Escolhidos – Gregório de Matos; Quincas Borba – Machado de Assis; Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles.

Unicamp: A teus pés – Ana Cristina César; Sermões – Antonio Vieira; Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus; O marinheiro – Fernando Pessoa (não tem na Biblioteca Municipal); História do Cerco de Lisboa – José Saramago; A falência – Julia Lopes de Almeida; Sonetos – Luís da Camões; Seminário dos Ratos – Lygia Fagundes Telles (não tem na Biblioteca Municipal); O espelho – Machado de Assis; A cabra vadia – Nelson Rodrigues; Sobrevivendo no Inferno – Racionais MC; O Ateneu – Raul Pompeia.