Mais de 9 mil kits de alimentos perecíveis são entregues aos alunos da rede municipal em Araras, SP

Produzidos por agricultores da Coaaf, alimentos começam a ser entregues nesta terça-feira (28); cada escola é responsável pelo cronograma de retirada.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) vai entregar mais 9,5 mil kits de alimentos perecíveis a alunos da rede municipal de ensino, a partir desta terça-feira (28). Essa é a terceira entrega que acontece durante o recesso escolar em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), como forma de auxiliar na alimentação das crianças que estão em casa.

As frutas e legumes são produzidos por agricultores familiares ararenses, que fazem parte da Coaaf (Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras) e a Copaf (Cooperativa dos Agricultores Familiares Rurais). Os alimentos foram separados no barracão da Coaaf nesta segunda-feira (27) – as duas cooperativas atenderam ao chamamento público da Secretaria Municipal da Educação.

clique na imagem e saiba mais

Os kits deste mês são compostos de bananas, beterrabas, cenouras, batatas-doces e laranjas. A escolha dos itens é de acordo com a capacidade de produção dos produtores locais e da sazonalidade dos alimentos.

“Essa será a terceira entrega de alimentos perecíveis para os alunos da rede municipal. Desta vez, teremos um número menor de kits, devido às pessoas que não retiraram as frutas e legumes nas duas últimas ocasiões. Por causa destas faltas, foi entendido que essas famílias não desejam recebê-los”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Jr.

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, reforça que cada escola será responsável por sua entrega. “É importante que os pais acompanhem as redes sociais de seus filhos, para que tenham conhecimento das datas de distribuição dos kits”, reforçou Roza.

Segundo a Secretaria de Educação, por serem perecíveis, os alimentos devem ser distribuídos rapidamente para não ocorrer desperdícios.