segunda-feira, 15 junho, 2026

“Mandic passou a perna na Santa Casa?”: Entenda a polêmica e a verdade por trás da transição do Pronto Atendimento de Araras, SP

Cesar Pinheiro – diretor de operações de serviços de saúde do grupo São Leopoldo Mandic informou que a Santa Casa foi impedida de prestar serviços de pronto atendimento por determinação do Tribunal de Contas. Em resposta à necessidade urgente, a Mandic foi chamada para assumir o serviço, tendo 40 dias para montar e operacionalizar o pronto atendimento, garantindo assistência contínua aos moradores da cidade.

Nos últimos meses, circularam diversas informações que foram utilizadas em campanha eleitoral, sobre a transição dos serviços de pronto atendimento da Santa Casa de Araras (SP) para o grupo São Leopoldo Mandic. Alguns rumores sugeriram que a Mandic teria “roubado” o serviço da Santa Casa, ou até “passado a perna” na instituição. No entanto, a realidade dos factos é diferente, e é importante esclarecer o que realmente aconteceu.

Durante entrevista no #podcast CAFÉ COM NOTÍCIAS, Cesar Pinheiro – diretor de operações de serviços de Saúde do grupo São Leopoldo Mandic, disse que a Santa Casa ficou impedida de prestar serviços de pronto atendimento por determinação do Tribunal de Contas. Sem essa medida, a população ficaria sem o atendimento necessário. Além disso, houve um inquérito do Ministério Público em andamento que reforçou essa situação.

“Diante dessa necessidade urgente, a Mandic foi chamada para assumir o serviço. Em um prazo de 40 dias, a Mandic teve a missão de montar e operacionalizar o pronto atendimento, garantindo que os moradores da cidade não ficassem desassistidos. O Secretário Municipal da Saúde, Alex Zaniboni, em parceria com a equipe da Mandic, trabalhou incansavelmente para que essa transição ocorresse de forma tranquila e eficaz”, disse Cesar Pinheiro.

Ele relatou que, apesar do desafio, sua equipe conseguiu concluir uma estrutura provisória de pronto atendimento em apenas 30 dias, superando todas as expectativas. A apresentação do novo espaço ocorreu dentro do prazo previsto, e o compromisso de oferecer um serviço de qualidade à população teve início no dia 4 de dezembro de 2023.

Quase um ano depois, e já era uma promessa do Prof. Dr. José Luiz Junqueira, diretor-presidente do grupo São Leopoldo Mandic, na segunda-feira (25), foi inaugurado o novo prédio do Pronto Atendimento localizado na Avenida Padre Alarico Zacharias, nº 1.235, no bairro Belvedere. A nova unidade inicia atendimento ao público a partir do dia 2 de dezembro.

O novo prédio, com 1.500 m² de área construída, possui instalações modernas e eficientes para atender as necessidades da comunidade ararense. Ao todo são 37 leitos de observação, três de emergência para casos mais graves, sala de observação psiquiátrica e 48 lugares na recepção.

ASSISTA AO VÍDEO:

Em nota, a Santa Casa esclarece:

Noticias de Araras | "Mandic passou a perna na Santa Casa?": Entenda a polêmica e a verdade por trás da transição do Pronto Atendimento de Araras, SP Noticias de Araras | "Mandic passou a perna na Santa Casa?": Entenda a polêmica e a verdade por trás da transição do Pronto Atendimento de Araras, SP

Artigos Relacionados

Modelo paulistana Kailane Prado celebra resultado de procedimento na Clínica Marcelo Montoni: “O resultado ficou extremamente natural e estou muito feliz”

"O procedimento foi tranquilo, praticamente indolor, e a recuperação aconteceu de forma muito rápida. Em poucos dias já consegui retomar minhas atividades normalmente”, relatou.A...

Bairro Dom Pedro recebe arrastão de combate à dengue neste sábado (13) em Araras, SP

A ação tem como objetivo intensificar as orientações à população e auxiliar na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.A Prefeitura de Araras,...

Tomógrafo entra em operação na Santa Casa marcando inauguração do novo Parque de Imagens da instituição em Araras, SP

Prefeito, vereadores e lideranças da saúde participam de ato que marca início de inovações e melhorias no hospital. A Santa Casa de Araras volta a...

Últimas Notícias