Médica lança série de vídeos sobre vacinação voltada para crianças

De maneira lúdica, série de vídeos criada pela médica brasileira Camila Maciel ensina para crianças o papel da vacinação contra a Covid-19.

A médica Camila Maciel desenvolveu um projeto que consiste em uma série de vídeos de animação sobre vacinação. A série educativa ‘O Menino da Máscara Amarela’ é voltada para crianças.

Um dos vídeos conta sobre uma competição de basquete entre coronavírus e anticorpos, onde o maior jogador da defesa é a vacina. O vídeo explica, de maneira simples e leve, como age a vacina dentro do organismo e como se dá a luta contra o vírus.

Radicada no Vale do Silício (EUA), Camila Maciel é pesquisadora-visitante da Universidade de Stanford e pós-doutora em Epidemiologia e Medicina Preventiva pela Universidade de Boston.

Para ela, a vacinação infantil é a melhor maneira de proteger todos das formas graves da Covid-19 e permitir um retorno mais seguro
às atividades, ajudando a conter a transmissão comunitária.

As crianças são importantes vetores de contaminação, pois carregam o vírus para grupos vulneráveis dentro da própria família, como os avós. Além disso, desde o início da pandemia, milhares de crianças já foram afetadas diretamente pela Covid-19.

Mais de 1.400 crianças foram diagnosticadas com a temida Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-CoV-2.  Com a chegada da Ômicron, uma variante mais transmissível, as crianças se tornam um grupo com maior risco de infecção. Camila Maciel destaca que a vacinação infantil é fundamental e traz benefícios para toda a comunidade.

A médica acrescenta que o Brasil sempre foi um exemplo para o mundo na questão da vacinação infantil, com a erradicação da poliomielite e o controle de doenças como sarampo, meningite e coqueluche, e que esse exemplo precisa ser seguido também nesta pandemia.

Endocrinologista pela Universidade de São Paulo e doutora em Cardiologia pelo Incor-USP, Camila é professora de universidades públicas e privadas e tem vários projetos publicados em revistas acadêmicas sobre prevenção em saúde voltados para crianças, além de algumas premiações.

A animação idealizada por Camila Maciel tem direção de arte de Gabriel Bitar e Nathalia C. Forte, locução de Mariana Elisabetsky, produção executiva de Reynaldo Marchesini e execução da Criatividade X, produtora educativa da qual Camila é sócia.

Camila explica que os vídeos têm crianças como protagonistas porque elas são agentes essenciais para a mudança de hábitos quando pensamos em educação em saúde. “Nessa pandemia, vimos que o negacionismo dificulta a redução da mortalidade mesmo com a prevenção em mãos”, comenta a médica.

No Brasil, a imunização de crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer/BioNTech foi autorizada pela Anvisa em 16 de dezembro de 2021 e, em 20 de janeiro de 1022, com a Coronavac, na faixa de 6 a 17 anos.

Em todo o mundo, as vacinas para crianças contra a Covid-19 têm se mostrado seguras. Os vídeos podem ser vistos no canal da médica no Youtube.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP