Memorial lança edital para bolsas de pesquisa sobre a América Latina

Com 78 mil m² de área construída, o Memorial da América Latina foi concebido para ser um espaço de integração e informação dos países latino- americanos, de suas raízes e culturas, e acolhe, também, a sede do Parlamento Latino-Americano - Parlatino. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Memorial abriga um pavilhão de exposições, onde a rica produção artesanal do continente encontra-se permanentemente exposta; uma biblioteca com livros, jornais, revistas, vídeos, filmes e gravações sonoras sobre a história da América Latina; um salão para exposição e um auditório com capacidade para 1.679 pessoas, um dos maiores do Estado. Local: São Paulo/SP Data: 16/04/2019 Foto: Governo do Estado de São Paulo

Inscrições podem ser feitas por mestres e doutores até 14 de setembro.

Mestres e doutores interessados têm até 14 de setembro para se inscrever no edital para bolsas de pesquisa, válidas para o segundo semestre de 2020. São quatro bolsas disponíveis para doutores ou mestres que desenvolvam trabalhos nas áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada, Estudos da Tradução, Ciências Sociais, Direito, Serviço Social ou áreas afins.

Entre os temas para pesquisa estão multilinguismo em situações de deslocamento forçado na América Latina; ensino e aprendizagem de língua portuguesa como língua de acolhimento; mediadores culturais em situação de refúgio ou apatridia e formação de professores de língua estrangeira e de língua portuguesa como língua de acolhimento, entre outros.

clique na imagem e saiba mais

Todas as linhas de pesquisa se adequam ao tema Movimentos da América Latina. Este tema foi escolhido pela Cátedra UNESCO/UNITWIN para o ano 2020/2021 com o objetivo de tratar os deslocamentos forçados e movimentos feministas da América Latina, contemplando assim um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 ODS) da ONU.

As informações completas e processo seletivo, pode ser acessado em: https://memorial.org.br/licitacao/.