Mensagens em marmitas levam carinho para pacientes isolados pela Covid-19 em hospital

Frases são escritas pelas nutricionistas nas tampas das embalagens com alimentação dos pacientes — Foto: Santa Casa de Jaú / Divulgação

Por Mariana Bonora, G1 Bauru e Marília

“Olhe para cima que é de lá que vem a tua força”. Foi essa a frase que o sargento da Polícia Militar Irineu Porto Junior recebeu estampada na marmita com uma das primeiras refeições que faria no hospital em Jaú (SP).

clique na imagem e saiba mais

Diagnosticado com a Covid-19, o paciente de 50 anos está internado na Santa Casa desde segunda-feira (1º). Ele recebe os cuidados na enfermaria do hospital e estado de saúde é considerado estável.

“Quando eu soube que estava com Covid-19, me deu um pouco de medo, porque sempre ajudei as pessoas [com meu trabalho] e vi que chegou a minha vez de ser ajudado”, diz o policial.

“Quando recebi a refeição com os dizeres ‘olhe para cima que é de lá que vem tua força’ minha reação foi olhar para cima e chorar. Pedi para Deus que iluminasse essas pessoas que além de alimentar o corpo, alimenta a alma com esses dizeres.”

A ideia de levar apoio em palavras para os pacientes em isolamento por causa da Covid-19 foi das nutricionistas do hospital. Elas fazem a higienização de todas as embalagens e escrevem as mensagens nas tampas e também em bilhetes.

Sargento da PM está internado com Covid-19 e se emocionou com a mensagem em Jaú — Foto: Santa Casa de Jaú / Divulgação

 

“Todos os dias eu chego e vejo frases no computador que tragam mensagens de apoio, motivação, com objetivo da melhora do paciente. Esses pacientes chegam a ficar 15, 30 dias no hospital, sem contato com os familiares, então são mensagens para eles não se sentirem sozinhos nesse momento”, ressalta a nutricionista Suelen Carretero.

Nutricionistas tiveram a ideia das mensagens para os pacientes do hospital em Jaú — Foto: Santa Casa de Jaú / Divulgação

 

Suelen conta que trabalha há 1 ano no hospital e esse período da pandemia tem sido um desafio para todos os profissionais, mas a repercussão da iniciativa tem sido muito gratificante.

“A gente vem trabalhar com medo de se contaminar, mas todo mundo aqui está empenhado em ajudar esses pacientes, porque todos correm esse risco e pode ser alguém da nossa família.”

“Nós não imaginávamos a repercussão que essa ação teria. Ficamos muito felizes com os agradecimentos. Um dos pacientes escreveu uma carta para ouvidoria, alguns guardaram as tampas com as frases para levar para casa e tiveram mensagens também nas redes sociais. Está sendo melhor que a gente esperava, muito gratificante.”

A supervisora do setor de nutrição do hospital, Juliana Oliveira Marolla, destaca ainda que além de trazer uma palavra de carinho para os pacientes nesse momento delicado, a repercussão da iniciativa também motivou a equipe.

Pacientes recebem as frases nas embalagens de alimentação no hospital em Jaú — Foto: Santa Casa de Jaú / Divulgação

 

“Muito se fala dos médicos, dos enfermeiros que estão na linha de frente, mas tem muito mais gente também cuidando desses pacientes. É pessoal da limpeza, manutenção e nós aqui da cozinha também. As cozinheiras ficam o tempo todo na cozinha, não são vistas, não tem contato direto com os pacientes, mas o trabalho delas também é essencial e elas precisam ser valorizadas.”

“Tem uma frase que a gente sempre ouve que o alimento também é remédio e acho que bem nesse sentido. Queremos levar carinho e melhora a esses pacientes.”