Merenda escolar volta a ter itens de agricultura familiar na rede municipal de Araras, SP

Cooperativas estão entre as fornecedoras de frutas, legumes e verduras para as escolas municipais; retomada aconteceu neste mês de março.

Prefeitura de Araras, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente e Agricultura, retomou neste mês de março a aquisição de frutas, legumes e verduras produzidos por agricultores familiares, para complementar a merenda escolar. Atualmente, são quatro contratos ativos com as cooperativas de Agricultores e Familiares de Itararé/SP (COAFAI), de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e região (COAAF), dos Agricultores Familiares Rurais do Assentamento de Araras e região (COOPAF), e de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul/RS.

Os recursos para a compra dos alimentos vêm do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo a Lei nº 11.947/2009, 30% dos recursos provenientes do PNAE devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar. “É uma forma de garantir a variedade e qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas, além de fomentar a economia local e familiar.”, afirma o secretário de Educação, Bruno Roza.

Em Araras, legumes, frutas e verduras como chuchu, vagem, laranja pera, limão taiti, abobrinha brasileira, cebola amarela, cenoura, repolho verde, mamão formosa, melancia, abacate, berinjela, beterraba, pepino, tomate, banana nanica, maçã e mandioquinha chegam toda semana às unidades escolares para compor o cardápio dos alunos.

Artigos Relacionados

Universidade Aberta do Brasil terá pós-graduação em Educação Empreendedora em Araras, SP

Trinta vagas estarão disponíveis no polo da cidade, ofertado gratuitamente pela UFSJ; inscrições começam no...

Secretário Bruno Roza apura indícios de irregularidades com recursos da Educação e revela caos deixado pela gestão anterior nas escolas de Araras, SP

Ele apontou uso indevido de recursos do Fundeb e suspeita de que a gestão anterior...

“Não é luxo, é necessidade”, diz secretário de Educação ao defender climatização nas escolas municipais de Araras, SP

Bruno Roza fala sobre a estrutura das unidades escolares e a importância da climatização para...

Últimas Notícias