Militares do Exército recebem treinamento de paraquedismo no interior de SP

Militares de vários estados do Brasil finalizaram cinco semanas de treinos no quartel da cidade, onde receberam instruções para saltos táticos. Geografia da região favorece a atividade.

O Exército Brasileiro realiza em Lins (SP) um treinamento de paraquedismo para militares de Manaus (AM), Goiânia (GO) e do Rio de Janeiro. O Batalhão da Infantaria de Lins ofereceu alojamento.

Durante o treinamento, ministrado por militares do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil (CIPqdtGPB), do Rio, os paraquedistas aprendem na teoria e depois na prática saltos para invasão de áreas pelo céu.

clique na imagem e saiba mais

“O soldado, durante o salto, vai comparando terreno, bússola e GPS, de modo que ele atinja o ponto de chegada. É um salto tático, mas apenas uma forma de infiltrar. A missão começa mesmo quando ele chega no solo”, explica o coronel Ricardo Moussalem, comandante da Escola de Paraquedistas do Rio de Janeiro.

Foram cinco semanas de curso com a finalização em Lins. A cidade foi escolhida pela geografia da região, com áreas planas, abertas e com ventos que auxiliam na direção da equipe de paraquedistas.

Os alunos vão a 15 quilômetros de distância do aeroporto, a mais de 3,5 mil metros de altura, levando equipamentos que pesam até 30 quilos. O objetivo é saltar a essa distância a atingir o ponto programado.