PUBLICIDADE

Ministério Público move ação contra a Prefeitura Municipal por descaso na manutenção de imóvel que abriga a Casa da Cultura em Araras, SP

O MP recebeu denúncia informando que o local estava sofrendo danos devido ao descaso da Administração municipal.

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 3ª Vara Cível de Araras (SP), proferida pelo juiz Antonio César Hildebrand e Silva, determinando que a Municipalidade adote medidas de manutenção e prevenção de imóvel tombado pelo patrimônio histórico estadual. No local funciona uma casa de cultura.

O Ministério Público moveu ação civil pública contra a Prefeitura de Araras após receber denúncia informando que o local estava sofrendo danos devido ao descaso da Administração municipal.

Após vistoria do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), foram recomendadas providências para reparo de fissuras e rachaduras no imóvel, mas a Municipalidade permaneceu inerte.

A relatora do recurso, desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, apontou em seu voto que, pelo fato de o bem ser tombado pelo Condephaat, é dever legal e constitucional da Prefeitura a proteção e preservação do imóvel tombado, “não só por se tratar de bem público patrimonial, mas também porque à pessoa jurídica de direito público incumbe a proteção do patrimônio cultural”.

A julgadora também afastou a alegação de falta de recursos por parte da Municipalidade de Araras e manteve o prazo de 180 dias para que a apelante apresente laudo técnico elaborado por profissional habilitado atestando as causas das fissuras e rachaduras no edifício, projeto de reparo junto ao Condephaat com cronograma de execução de obras, dentre outras providências.

Também participaram do julgamento os desembargadores Isabel Cogan e Djalma Lofrano Filho. A decisão foi unânime.

Fonte: www.tjsp.jus.br

Artigos Relacionados

“Em Dia com o Saema”: mais quatro munícipes contemplados com R$ 1.000 em Araras, SP

Sorteio aconteceu no último dia 29/02; iniciativa tem como objetivo estimular o pagamento pontual da...

Aparecimento de escorpiões em escola municipal preocupa pais de alunos em Araras (SP): ‘Medo de algo acontecer’

Para controlar a situação, galinhas foram soltas no local, já que elas se alimentam do...

Empresária ararense perde 37 quilos em 10 meses e mostra novo estilo de vida; veja antes e depois

Nathalia Rocha, de 27 anos, pesava mais de 100 kg e já não tinha disposição...

Últimas Notícias