Ministério Público move ação contra a Prefeitura Municipal por descaso na manutenção de imóvel que abriga a Casa da Cultura em Araras, SP

O MP recebeu denúncia informando que o local estava sofrendo danos devido ao descaso da Administração municipal.

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 3ª Vara Cível de Araras (SP), proferida pelo juiz Antonio César Hildebrand e Silva, determinando que a Municipalidade adote medidas de manutenção e prevenção de imóvel tombado pelo patrimônio histórico estadual. No local funciona uma casa de cultura.

O Ministério Público moveu ação civil pública contra a Prefeitura de Araras após receber denúncia informando que o local estava sofrendo danos devido ao descaso da Administração municipal.

Após vistoria do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), foram recomendadas providências para reparo de fissuras e rachaduras no imóvel, mas a Municipalidade permaneceu inerte.

A relatora do recurso, desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, apontou em seu voto que, pelo fato de o bem ser tombado pelo Condephaat, é dever legal e constitucional da Prefeitura a proteção e preservação do imóvel tombado, “não só por se tratar de bem público patrimonial, mas também porque à pessoa jurídica de direito público incumbe a proteção do patrimônio cultural”.

A julgadora também afastou a alegação de falta de recursos por parte da Municipalidade de Araras e manteve o prazo de 180 dias para que a apelante apresente laudo técnico elaborado por profissional habilitado atestando as causas das fissuras e rachaduras no edifício, projeto de reparo junto ao Condephaat com cronograma de execução de obras, dentre outras providências.

Também participaram do julgamento os desembargadores Isabel Cogan e Djalma Lofrano Filho. A decisão foi unânime.

Fonte: www.tjsp.jus.br

Artigos Relacionados

DLD Logística Reversa faz doação de fraldas e lençóis para asilos de Limeira, SP

Nesta terça-feira (16), a DLD Logística Reversa, com sede em Araras/SP, realizou uma importante ação...

ELEIÇÕES 2024: Temporada do pastel já começou Araras, SP

Na disputa deste ano, a “temporada do pastel” já foi iniciada. Entre os pré-candidatos à...

Família procura restos mortais de mãe após erro em exumação no Cemitério Municipal de Araras, SP

Ossos de idosa deveriam ir para novo túmulo, mas foram armazenados sem identificação. Administração e...

Últimas Notícias