Mulher que chegou aos 36 kg e precisou reverter bariátrica celebra recuperação

Moradora de Rio Claro (SP), a auxiliar administrativo Ana Paula Santana da Cunha, de 43 anos, teve anemia severa e fez procedimentos em São José do Rio Preto (SP). Ela já está com 60 quilos.

O dia 9 de setembro de 2024 marca um recomeço de vida para a auxiliar administrativa Ana Paula Santana da Cunha, de 43 anos, moradora de Rio Claro (SP). É a data em que médicos reverteram completamente uma cirurgia bariátrica feita por ela dois anos antes, em agosto de 2022.

O primeiro procedimento, ainda em meio à pandemia de Covid-19, era uma tentativa de restabelecer a saúde. Ana Paula pesava 96 quilos com 1,52 metro de altura, levando a pressão alta, problemas no joelho e um Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40.

Mas, depois da bariátrica, a expectativa de ser mais saudável não se confirmou. Isso porque ela emagreceu muito além do previsto, sentia mal-estar ao se alimentar e chegou a 36 quilos, com quadro de anemia severa. O diagnóstico é considerado raro, segundo o médico cirurgião digestivo e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica Jorge Hage Zbeidi.

Por isso, houve a necessidade de reverter a cirurgia. A primeira tentativa aconteceu em março de 2024, mas o objetivo foi parcialmente alcançado. Há seis meses, um alívio: as esperanças por mais qualidade de vida foram renovadas com duas operações realizadas em São José do Rio Preto. Hoje ela celebra a recuperação já com 60 quilos.

Artigos Relacionados

Obra noturna gera restrição em alça de acesso no município de Araras, SP

Devido operação no trecho, haverá restrição de tráfego com fechamento da alça de saída na...

Moradores denunciam má conservação de praça pública do Heitor Villa-Lobos em Araras, SP

“Há muito tempo a prefeitura não faz uma manutenção aqui nos brinquedos”, afirmou um dos...

Prefeitura publica decreto para regularizar dívidas do transporte público até 2028 em Araras, SP

Medida estabelece regras para quitação de restos a pagar e busca garantir equilíbrio fiscal da...

Últimas Notícias