Munícipes de 30 a 49 anos devem tomar vacina contra sarampo em Araras, SP

Ministério da Saúde realiza Dia D da segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado (30).

Campanha segue até o dia 31 de agosto e salas de vacina vão funcionar até as 20h na semana que vem para atender a população que trabalha durante o dia e precisa ser imunizada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araras (SP) intensificou a campanha de vacinação contra o sarampo, especialmente junto à população que tem entre 30 e 49 anos e precisa ser imunizada neste momento – além dela, o público-alvo da mobilização envolve também ararenses de seis meses a 29 anos que ainda não tomaram as duas doses da vacina.

Na semana que vem, de 10 a 14 de agosto, as seis salas de vacina da rede municipal de saúde vão funcionar até as 20h para atender a população que trabalha durante o dia e precisa ser vacinada. O atendimento começa às 7h30, de segunda a sexta-feira.

clique na imagem e saiba mais

Assim como o novo coronavírus, o sarampo também é uma doença causada por vírus que resulta em casos graves e pode levar à morte. A campanha de vacinação, que começou no dia 15 de julho, segue até o dia 31 deste mês, mas está com baixa adesão na cidade.

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde, apenas 636 pessoas foram vacinadas até o momento em Araras – 203 pessoas entre seis meses e 29 anos e 433, de 30 a 49 anos.

“Em 2020, o Estado de São Paulo registrou 2.475 casos suspeitos de sarampo, 679 casos confirmados e 29 municípios paulistas mantêm circulação ativa do vírus nos últimos 90 dias. Contamos com a colaboração de toda população e também das empresas para que orientem seus funcionários sobre a importância da vacinação”, reforça Tavane Anselmo Malaguesse, enfermeira do setor.

Segundo o Ministério da Saúde, nesta 2ª etapa da campanha, o público-alvo envolve pessoas entre 30 a 49 anos que, independentemente da situação vacinal, devem ser imunizadas. A mobilização é destinada também a quem tem entre seis meses e 29 anos e ainda não tomou as duas doses da vacina.

Ararenses de outras idades que não estão com a dose contra o sarampo atualizada também poderão comparecer aos postos, levando a caderneta para avaliação e registro.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3543-1522.