“Não é luxo, é necessidade”, diz secretário de Educação ao defender climatização nas escolas municipais de Araras, SP

Bruno Roza fala sobre a estrutura das unidades escolares e a importância da climatização para o aprendizado.

Na manhã desta sexta-feira (28), o secretário de Educação de Araras (SP), Bruno Roza, participou do Podcast Café com Notícias, apresentado por Beto Ribeiro e João Crispim. Durante a entrevista, ele comentou sobre a situação da secretaria desde a mudança de gestão, os desafios enfrentados e os planos para melhorar a infraestrutura das escolas, com destaque para a climatização das salas de aula.

Segundo o secretário, a climatização das escolas não deve ser vista como um item de luxo, mas sim como uma necessidade. Ele explicou que, antes de instalar aparelhos de ar-condicionado, é preciso avaliar a capacidade elétrica de cada unidade de ensino. “Nesse primeiro momento, a gente está mapeando quais escolas têm estrutura elétrica compatível e quais não têm. Vamos precisar, primeiro, adequar as instalações elétricas, porque há escolas que não suportam a instalação desses aparelhos”, afirmou.

Ele reforçou que a prioridade da climatização será voltada para os espaços onde os alunos permanecem durante as aulas. “Quando falo em instalação de ar-condicionado, não é só na sala da diretora, é onde o aluno está. Precisamos mapear e planejar para que isso aconteça de forma organizada e eficiente”, pontuou.

O secretário citou como exemplo o modelo adotado em Ribeirão Preto, onde a climatização das escolas foi feita gradualmente ao longo de quatro anos. “Se você não começa, nunca termina. Às vezes, a gente não tem recursos para fazer tudo de uma vez, mas o importante é iniciar o processo e ir avançando aos poucos”, explicou.

Entre as prioridades, ele destacou as escolas de período integral e as unidades de educação infantil, onde as crianças passam mais tempo e até dormem durante o dia. Ele também ressaltou que a atual administração municipal está comprometida em melhorar a estrutura da rede de ensino. “Felizmente, temos um prefeito com uma visão diferenciada, que quer fazer acontecer”, disse.

A proposta de climatização das escolas municipais faz parte de um conjunto de ações para melhorar o ambiente escolar e proporcionar mais conforto aos alunos e professores. A expectativa é que o planejamento comece a ser executado nos próximos meses, conforme os estudos técnicos forem concluídos

Artigos Relacionados

Secretário Municipal de Educação Bruno Roza busca solução para garantir melhorias na merenda escolar em Araras, SP

Segundo ele, a  situação da merenda escolar foi um dos desafios enfrentados pelo governo municipal...

Moradora usa redes sociais para agradecer reforço do transporte escolar na região norte de Araras, SP

A chegada do transporte representa um importante benefício para os estudantes, garantindo mais conforto e...

Estudantes da Escola Baruto conquistam vice-campeonato em Olimpíada de Foguetes no RJ

Jovens da EE Dr. Maximiliano Baruto de Araras ficaram na frente de escolas particulares em...

Últimas Notícias