Com a queda na temperatura, fenômeno fica comum no outuno e no inverno e torna o trâfego nas rodovias mais perigoso, principalmente na madrugada e início da manhã.
Com a aproximação do inverno e a queda das temperaturas começa a época de neblina e nas estradas esse fenômeno meteorológico é motivo de atenção, pois prejudica a visibilidade e pode ser causa de acidentes. (veja abaixo 5 dicas para prevenir)
Nesta semana, muitas cidades da região central do estado de São Paulo acordaram debaixo de nevoeiro. Em Araras (SP), a neblina tomou a rodovia Anhanguera por algumas horas.
A neblina pode acontecer em qualquer época do ano, mas durante o outono e inverno esse fenômeno é mais frequente, principalmente de madrugada e no começo da manhã.
“A neblina é nome popular do nevoeiro, que é um fenômeno meteorológico que é caracterizado pela condensação da umidade do ar nas camadas próximas à superfície , quando há o resfriamento intenso do ar. Nos meses de outono e de inverno é que a gente tem as manhãs mas frias, então a temporada de neblina está só começando”, afirmou a meteorologista Josélia Pegorim.
Para evitar acidentes, a coordenadora de operações da concessionária Intervias, Carolina Paschoalini, dá algumas dicas para os motoristas em caso de neblina na estrada:
- Reduzir a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina;
- Manter distância segura do veículo da frente;
- Manter faróis acesos e regulados;
- Ligar os faróis de neblina se o veículo tiver o acessório;
- Não parar o veículo na pista ou no acostamento e procurar um posto de serviços caso não queira seguir viagem.