No mês de Junho Violeta, a podogeriatria é uma alternativa para o cuidado especializado de idosos

A Spés atende em Campinas (SP) e busca o bem-estar dessa camada da população. 

No mês de junho, celebra-se o mês da conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. Em Campinas (SP), segundo dados do Sistema de Notificação de Violências (Sisnov), mais de 90% de casos de violência contra o idoso acontecem no lar. Estima-se que, em 2020, devido à pandemia da COVID-19, os casos de agressão tenham sido subnotificados.

Agora que a população idosa possui acesso à vacina, e está, aos poucos, frequentando espaços que eram rotineiros antes da COVID, a atenção com essa faixa etária deve ser prioritária, e uma forma de se combater à violência é com o cuidado. Cada vez mais profissionais de diversas áreas se especializam no atendimento a idosos, que muitas vezes precisam de um atendimento específico à faixa etária.

Janete Azevedo sempre se identificou com a causa. Ao observar, em um hospital, uma enfermeira relatando que sofria por não poder cuidar da podologia de idosos com as ferramentas necessárias para minimizar a dor e cuidar de forma certeira, ficou interessada em se especializar na área de podogeriatria, para se assegurar de que o cuidado com os pés dos idosos fosse feito de forma certeira e confortável. A partir daí, buscou formação como podóloga, para se especializar em podogeriatria.

“A pele dos idosos é mais sensível, mais suscetível à dor. A estrutura e a unha dos pés é diferente da de uma pessoa jovem, por isso, requer atenção especial”, explica Janete. Depois de sua especialização, ela criou, então, a empresa Spés, que atende em Campinas, em parceria com Lucinéia Saito, que é especializada em podologia para atletas.

Para a podogeriatra, além de questões técnicas, a diferença se dá pela troca de aprendizagens que ela tem com seus pacientes. “Tenho muita responsabilidade ao lidar com uma camada da população que está, durante a pandemia, mais vulnerável, mas a troca de experiências, assuntos e questões da vida é o que me faz amar o meu trabalho”, relata. Quando ela realiza atendimentos na casa do idoso, tira um tempo extra para conversar e perguntar sobre como o paciente passou o mês, para que o atendimento também seja uma questão social, não só de saúde.

Hoje em dia, Janete e Lucinéia se deparam com um “problema” positivo: elas estão com a agenda lotada. Em plena pandemia, isso, segundo Janete, é reflexo de um bom plano de negócios e uma equipe diversificada e forte. “Eu e minha sócia nos ocupamos muito com a questão prática da podologia em si, e podemos, ocasionalmente, deixar a parte de negócios de lado. É por isso que delegamos essa parte a profissionais capacitados”, informa a podogeriatra.

Nesse contexto, Janete e Lucinéia buscaram a ajuda de Veridiana Mellilo, gestora e mentora de negócios, para entenderem como podiam solidificar e ampliar os negócios. “Conheci Janete anos atrás, numa reunião de networking. Me encantei pelo trabalho dela, e descobri que ela já atendia parte da minha família”, informa Veridiana. A parceria profissional se iniciou no começo da pandemia, em meio às incertezas que todos os profissionais tinham.

“É uma honra para mim trabalhar ao lado de profissionais tão capacitadas, que acreditam no que fazem e entendem tanto da teoria quanto da prática do trabalho da podogeriatria”, completa a mentora de negócios. Hoje, além de conseguir manter o negócio e lotar a agenda, a equipe da Spés se prepara para novos desafios, como cursos e workshops.

Casos de violência contra idosos, seja física, psicológica ou patrimonial, devem ser denunciados ao Disque 100, canal do governo federal que recebe ligações sobre qualquer tipo de violação aos direitos humanos. https://spespodologia.com.br/

Mídias Sociais de Veridiana Mellilo:

Instagram: https://www.instagram.com/veridianamellilo/

Facebook: https://www.facebook.com/veridianamellilooficial

Linkedin:  https://www.linkedin.com/in/verimellilo/?originalSubdomain=br

https://www.veridianamellilo.com/

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT