No que você deve se atentar antes de comprar algo na internet

Fazer compras pela internet é uma ação que tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano dos consumidores, e isso não é à toa.

É muito mais fácil pesquisar e comprar tudo o que você precisa sem sair de casa, ou melhor: sem precisar sair do sofá. Além disso, é a possibilidade de pagar mais barato e receber tudo no endereço que você desejar, seja em casa, no trabalho, na residência dos familiares, e assim por diante.

Inclusive, foi em 2020 que as compras em plataformas como lojas virtuais, marketplace e até sites de pequenas empresas ganharam um novo significado. As pessoas se viram diante da necessidade de optar por esse tipo de negócio, o que acabou por mostrar as vantagens dessa opção.

A maioria dos sites de venda é confiável, mas, infelizmente, também existem plataformas fraudulentas e que se dedicam a roubar os dados e informações dos usuários.

Além disso, elas podem desencadear prejuízos financeiros, visto que possuem acesso a informações importantes, como o CPF e os dados do cartão de crédito do cliente.

Entretanto, é possível se proteger e fazer as suas compras tranquilamente, e neste artigo, vamos mostrar de que maneira você pode fazer isso. Acompanhe a leitura!

Vantagens de comprar pela internet

Antes de irmos às dicas de segurança para comprar pela internet, entenda um pouco sobre os benefícios dessa modalidade de compra. Entre as principais estão:

  • Mais comodidade;
  • Diferentes opções de pagamento;
  • Privacidade;
  • Descontos e variedades;
  • Visualização da opinião de outros clientes;
  • Compras 24 horas.

 

A primeira vantagem é o fato de que você pode comprar produtos e serviços, como controles patrimoniais, com total comodidade, sem precisar sair de casa.

Em algumas épocas do ano, como o Natal e Black Friday, é muito difícil encarar os estabelecimentos lotados e as filas gigantes, mas na internet você não tem esse problema.

O consumidor também conta com uma grande variedade de opções de pagamento, como cartão de crédito, débito em conta, boleto, transferência e, mais recentemente, o PIX.

Além dessas facilidades, você pode comprar qualquer tipo de produto ou serviço com total privacidade. Ninguém vai saber o que você está comprando e diversos estabelecimentos são muito discretos no ato da entrega.

Algumas plataformas de vendas pela internet ainda oferecem cupons de desconto, que são códigos promocionais que oferecem abatimentos que chegam a surpreender o consumidor.

Na internet também é possível adquirir diferentes tipos de produtos e serviços. Hoje em dia, o consumidor pode comprar praticamente tudo o que imaginar, com apenas alguns cliques ou poucos toques no celular.

Além disso, toda essa variedade, o que inclui desde banners personalizados até peças de vestuário, estão acessíveis 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Ou seja, ao contrário dos estabelecimentos físicos, você não precisa esperar a loja abrir para comprar.

Entretanto, para aproveitar todas as facilidades trazidas pelas compras na internet, o consumidor precisa se atentar a alguns fatores que garantem a sua segurança durante essas transações.

Cuidados necessários nas compras online

As compras pela internet são simples, práticas e rápidas e estão dominando as preferências dos consumidores. Mas, para fazer suas compras tranquilamente, alguns cuidados são indispensáveis. São eles:

1 – Manter seus dispositivos atualizados

Procure manter seus dispositivos sempre atualizados com a versão mais recente do sistema operacional e dos navegadores. Conte com um bom antivírus, afinal, ele ajuda a evitar que seus dados possam ser roubados ou comprometidos.

Crie senhas fortes em cada loja que você realiza suas compras, pois isso evita que alguém possa roubar os seus dados ou fazer compras no seu nome.

2 – Conheça bem a loja

Os marketplaces são plataformas seguras para fazer suas compras pela internet, principalmente as mais famosas. No entanto, enquanto consumidores, é importante apoiar os pequenos negócios digitais.

Você pode adquirir, por exemplo, um totem sinalização com uma empresa que acabou de se lançar no mercado, mas antes de fechar negócio, procure conhecer um pouco mais sobre essa loja.

Verifique suas credenciais e se possui um nome conhecido no mercado. Para isso, basta fazer uma rápida pesquisa na internet e visualizar comentários de outros clientes que já compraram no site.

Do mesmo modo, é fundamental ter certeza de que você está realizando suas compras em um site de conexão segura, o que demanda o https:// no navegador.

Procure fazer compras em plataformas que tenham um ícone de cadeado na barra do navegador, pois isso é um indicador de confiança e que mostra que o site é seguro e verificado.

3 – Proteja seus dispositivos móveis

As compras por meio de dispositivos móveis têm crescido muito, afinal, usamos o celular para tudo, seja para avaliar uma fachada de loja, conversar com alguém, acessar as redes sociais e, claro, comprar.

Por conta disso, é vital definir uma senha padrão ou bloqueio do PIN, para que seu aparelho fique bloqueado quando você não estiver usando.

Geralmente, quando baixamos um aplicativo de compras, o recomendado é verificar se ele possui uma conexão segura, visto que nossas informações permanecem salvas por muito tempo.

Caso você não tenha certeza em relação a isso, evite usar os dispositivos móveis e faça suas compras pelo desktop. Se você perder o seu celular ou for roubado, certifique-se de acessar os sites de lojas virtuais para desconectar suas contas do aparelho.

4 – Calcular bem os custos da compra

Cada loja possui um estilo de comunicação visual, assim como cada uma trabalha com uma política de preço e valor de frete.

Nesse sentido, antes de fechar a sua compra, leve em conta o valor cobrado pelo frete, os impostos sobre as vendas e outros custos que possam tornar a sua aquisição mais cara, principalmente se for um produto importado.

Verifique como é a política de venda da loja, pois isso te ajuda a identificar taxas e encargos que possam prejudicar o orçamento ou até mesmo que você tenha direito a reembolso.

Além disso, antes de se decidir por uma compra, faça uma pesquisa detalhada para comparar os preços em diferentes plataformas. Na internet, existem muitas ofertas e, por essa razão, você pode sempre encontrar um valor mais acessível e de acordo com suas possibilidades financeiras.

5 – Prefira locais privados e separados

Assim como você precisa de uma conexão segura para trabalhar em um escritório virtual, é extremamente importante usar uma conexão particular para fazer compras na internet.

Agora, se existe a necessidade urgente de comprar algum produto fora de casa, prefira usar os dados do seu celular ao invés de uma conexão Wi-Fi pública. Tenha um navegador separado e exclusivo para compras e transações bancárias, além de uma segunda opção para usar a internet no dia a dia.

Outra atitude segura é criar uma conta de e-mail exclusiva para a aquisição de mercadorias na web. Com isso, você evita aquelas mensagens de e-mail chatas e insistentes com promoções de produtos e serviços.

6 – Desconfiar de valores muito baixos

Talvez você não saiba, mas existe uma média de preço comum para todo tipo de produto ou serviço, seja uma peça de roupa ou a criação de um endereço comercial virtual.

É sabido que boa parte dos sites de vendas fazem promoções para atrair os consumidores, mas isso não significa que é seguro comprar algo que está muito abaixo do preço.

Se você se deparar com uma plataforma que vende suas mercadorias por um valor muito diferente da média, desconfie. É melhor pagar um pouquinho mais caro e ter a certeza de que você vai receber o produto em casa.

7 – Fazer a comparação de preços

Uma das principais vantagens de comprar pela internet é a possibilidade de comparar o preço dos produtos. Por isso, não perca tempo compare os preços em diversos sites dos produtos que você pretende adquirir.

No mundo digital, existem milhares de lojas que vendem as mesmas mercadorias, desde folder de apresentação até equipamentos eletrônicos. Ou seja, você pode comprar tudo o que precisar e pagar o menor preço, fazendo pesquisas rápidas.

Mas não se esqueça de priorizar a pesquisa em sites confiáveis, caso contrário, você corre o risco de fazer uma compra com uma plataforma fraudulenta ou que não garanta a segurança das suas informações.

Conclusão

As compras pela internet estão ganhando espaço na vida dos consumidores, pois são práticas, simples e podem ser seguras, desde que você se atente a todos os fatores necessários de como proceder com esse tipo de aquisição.

Existe uma gama de lojas na internet que são conhecidas e seguras, portanto, se você tiver alguma dúvida, prefira comprar com elas.

Por fim, para garantir ainda mais a segurança das suas informações e dos dados que você compartilha com essas plataformas, prefira conexões particulares, como a da sua casa ou do seu trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT