Nova CNH começa a ser emitida nesta quarta-feira (1º); veja o que muda

PUBLICIDADE

A substituição não será obrigatória. Por ora, as mudanças vão valer apenas para quem vai tirar a sua habilitação.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitida em um novo formato a partir desta quarta-feira, dia 1º de junho. Segundo as informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento contará por determinações legais com algumas novidades, como a possibilidade de uso do nome social do condutor, por exemplo.

O que muda na CNH?

Foi incorporado um código internacional que também é utilizado nos passaportes. O recurso permitirá acessar versões em inglês e francês da carteira de motorista, o que facilitará o uso do documento em outros países.

Vale destacar que essas alterações já estavam previstas desde dezembro de 2021 pela Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e a expedição da CNH.

PUBLICIDADE

A resolução também especifica que terá que constar na nova versão da carteira de motorista uma tabela para identificar quais categorias de veículos o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada como motorista e restrições médicas.

Por fim, a nova CNH, como visto na imagem acima, também adotará o amarelo além do verde tradicional, além de novos elementos gráficos para dificultar fraudes. O documento pode ser expedido em formato físico e/ou digital.

Preciso substituir minha carteira de motorista?

Não. A substituição não será obrigatória. Por ora, as mudanças vão valer apenas para quem vai tirar a sua habilitação. A ideia é que as alterações ocorram naturalmente ao passo em que os motoristas já habilitados renovem ou solicitem a segunda via do documento.

Via: Agência Brasil

PUBLICIDADE
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP